Giovana Tisian Serena: livro sobre temas lapeanos

O livro A história do monge João Maria e de Ritta, a Mudinha lança um novo olhar sobre suas vidas e sua importância para a fé popular. Sobre Ritta, a obra é pioneira e traz detalhes que emocionam e inquietam até o leitor mais descrente. As histórias de personificações de beatos ou milagreiros sempre fizeram parte do imaginário popular. Conhecidos ou não do grande público, em suas regiões de atuação consagram-se como alternativas de fé e de milagres quando, aparentemente, nada mais se há a fazer. As histórias de Ritta, a Mudinha, e do monge João Maria de Jesus, o Profeta da Lapa, em especial, levam fiéis em romaria a pedir graças em momentos de aflição. Mas quem foram, como viveram, e identificar cada um, com suas características próprias e mostrar público reconhecimento por serem importantes na cultura popular é o principal objetivo da presente obra. Desvendar os mistérios de suas existências é um fascínio que deve ser dividido com todos.

A autora:

Graduada em Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991), Professora Giovana Tisian Serena  possui  diversas especializações na área da educação presencial e a distância , Giovana é professora efetiva do Estado do Paraná em História e Geografia desde 1996. Nascida na Lapa onde atuou no magistério, escolheu para seu tema de pesquisa e tese : “A  Religiosidade Popular na Lapa-Pr- os casos do Monge João Maria e Rita, a Mudinha. Sobre Rita a pesquisa é inédita e lança luzes que fazem até os mais incrédulos “pararem para repensar” seus conceitos acerca do tema.

O portal Tourpr.com.br recomenda essa leitura que reforça a fé e a religiosidade com fatos históricos ocorridos na histórica cidade da Lapa. O livro está disponível para compra em diversas plataformas de livrarias “on line”.