SÃO MATEUS DO SUL: DESTAQUE NO PROGRAMA DESCOBRINDO O PARANÁ
A Região Sul do Paraná que se organizou como a décima quinta região turística une dez cidades e suas atrações, tem como seu principal portão turístico a cidade de São Mateus do Sul, que fica a 156 quilômetros da capital, pela BR 476 ( Rodovia do Xisto) . Na nova região turística o turista vai encontrar diversas formas de turismo como o religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico.
A produção da erva-mate, tem grande destaque pois possui a maior produção nacional do tipo nativa e o cultivo se dá no sistema agroflorestal em associação com a mata de araucárias nativas. Então, o passeio para quem gosta de um bom chimarrão, já garante a erva para a cuia e agora também há a utilização da erva-mate “fora da cuia”, pois atualmente a culinária também faz parte dessa cadeia produtiva. Bolo, doces, chopp, caipirinha e até cocada com a planta processada já existem. Alguns restaurantes e hotéis desenvolveram receitas que levam o mate como ingrediente. E o produto de São Mateus do Sul já conquistou a Indicação Geográfica no Instituto Nacional de Propriedade Industrial agregando valor e referência à erva-mate. O Programa Descobrindo o Paraná, que vai ao ar as sextas -feiras na TV PARANÁ TURISMO, gravou duas edições em São Mateus do Sul e vai destacar a importância da erva-mate e do novo titulo de Capital Paranaense da Cultura Polonesa, proposto pelo Deputado Emerson Bacil. ” As possibilidades turísticas de Samas ( como a cidade é conhecida pelos moradores) é muito grande” , diz Márcio Assad, diretor de conteúdo da RCC-Rede Colaborativa de Comunicação, composta pelo portal tourpr.com.br, Radio Tourpr e programa Descobrindo o Paraná. Assad que possui grande experiência nas áreas da cultura , turismo e gastronomia, disse que encontrou na cidade uma união entre poder público e iniciativa privada, necessários para um bom planejamento estratégico de marketing e criação de produtos turísticos, que podem ser comercializados em pacotes conjuntos com as cidades históricas do Paraná. Marcio Assad também destaca o dinamismo e envolvimento com a causa da prefeita Fernanda Sardanha, seu Vice Adão Brudnicki Staniszewski , a assessoria da prefeitura nas áreas da cultura e do turismo e a participação da iniciativa privada através do CODESAMAS e Associação dos amigos da erva-mate. Também o município tem uma excelente representatividade política na Assembleia Legislativa do Paraná , através do mandato do Deputado Emerson Bacil.
Saiba mais assistindo o Programa Descobrindo o Paraná, dos dias 9/07 e 16/07, com início às 21H00 na TV PARANÁ TURISMO. Acompanhe pela rádio Tourpr e em matérias no portal: tourpr.com.br.