Turismo rural cresce no Paraná
Nesses tempos de pandemia e de busca por destinos no meio da natureza, constata-se, no Paraná, a expansão do turismo rural. O crescimento da atividade, inclusive, configura resposta à crise econômica resultante da crise de saúde decorrente do coronavírus.
Recentemente, o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, visitou propriedades de agricultura familiar em cinco municípios do oeste onde está sendo explorado o turismo rural. Aliás, Medianeira, Serranópolis, Matelândia, Santa Tereza do Oeste e Capanema já integram a Rota de Turismo Rural do Paraná, iniciativa focada nesse nicho de mercado para pequenos agricultores.
A principal característica das propriedades são os patrimônios cultural e natural. Fazem parte dos roteiros o conforto das acomodações em hotéis fazenda, trilhas de mountain bike, caminhadas ecológicas, ambientes para colônia de férias, cavalgadas e culinária rica em sabores.
Os empreendimentos de turismo rural, a propósito, estão sendo inseridos no Viaje Paraná, programa governamental idealizado para incentivar o paranaense a conhecer seu próprio estado. O público-alvo são moradores situados em um raio de 200 quilômetros de cada atrativo.