UM PEDACINHO DA HOLANDA NO BRASIL

O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016, juntamente formam esse complexo  que reúne os espaços de cultura e memória da comunidade.

Memorial da Imigração Holandesa

Um autêntico moinho, o “De Immigrant”, ou Memorial de Imigração, foi inaugurado em 2001 por ocasião das festividades do 50° aniversário da colônia como uma homenagem aos imigrantes holandeses. O arquiteto Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento foi o responsável pela construção do monumento de 37 metros de altura com uma estrutura de madeira sem o uso de pregos.
O moinho é réplica em tamanho original do moinho “Woldzigt”,  situado na província de Drenthe (norte da Holanda), região de onde vieram a maioria dos imigrantes. Além das instalações para moagem, movidas pelo vento, encontram-se no moinho uma exposição histórica permanente, um salão de eventos, café-restaurante, loja de artesanato e biblioteca. Na entrada pode-se observar e ouvir um autêntico realejo: uma espécie de órgão movido à manivela.

Museu Histórico de Castrolanda

O Museu Histórico é uma das unidades do chamado Centro Cultural Castrolanda, que congrega também uma biblioteca, a loja de artesanato Artelanda e o Memorial da Imigração Holandesa que ocupa o moinho De Immigrant. Os atos de inauguração contaram com homenagens às senhoras Jantje Morsink e Jantje Kassies, voluntárias responsáveis pela leitura, seleção, catalogação, organização, tradução e arquivo de documentos. Fez-se uma homenagem ainda à senhora Ina Nienhuys.
A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

Clique aqui para saber mais sobre O Centro Cultural Castrolanda.