Conheça os principais pratos típicos do interior do Paraná

O litoral tem o barreado e a capital tem pinhão e pierogui. Mas e o resto do Paraná, quais são os pratos característicos das demais regiões? O estado possui diversas características culturais diferentes, o que se reflete na gastronomia. Confira abaixo cinco das receitas mais tradicionais – e deliciosas – que fazem parte da cultura do interior do Paraná:

Pintado na Telha
No Oeste do Paraná, destacam-se as receitas que utilizam os peixes dos diversos rios que cruzam a região. Um dos pratos mais famosos é o Pintado na Telha, popular especialmente em Guaíra, tendo até um evento particular no calendário oficial da cidade. Abundante nas águas do rio Paraná, o peixe já era consumido pelos índios da região por ser facilmente pescado com arco e flecha. É da cultura indígena também a presença da telha, uma vez que a argila era a principal matéria-prima dos utensílios das tribos. Com a colonização, o prato recebeu o incremento de temperos e condimentos que dão o toque final. Hoje, o Pintado na Telha é servido acompanhado de arroz, pirão e farofa, além de poder ser harmonizado com um belo vinho branco.

Porco no Rolete
Pertinho dali, e a apenas 45 km de Cascavel, o Porco no Rolete é o grande atrativo gastronômico da região de Toledo, também no oeste paranaense. Todo ano desde 1974, a Festa do Porco anima moradores e visitantes, atraídos pela grande competição que virou um dos maiores festivais gastronômicos do Sul do Brasil. Seguindo a tradição dos colonizadores alemães, o porco é recheado com linguiça calabresa, carne moída, milho, ervilha, palmito e cogumelos. Para completar, alguns temperos marcantes como noz-moscada, alecrim e vinho branco também costumam ser utilizados no preparo.

Carneiro no Buraco
Mais para o norte do estado, a 90 km de Maringá, Campo Mourão recebe outra animada festa em que a comida típica local é a grande atração. O carneiro no buraco faz parte da tradição paranaense do churrasco de chão, em que buracos profundos são cavados para o preparo de assados.
No caso do carneiro, a carne é deixada para marinar no tempero de ervas e vinho branco por cerca de 3 horas. Depois, o carneiro vai para uma grande panela de ferro, onde é intercalado com camadas de diversos legumes (e até frutas), como tomate, cebola, cenoura, pimentão, batata doce, vagem, abobrinha, banana, maçã e chuchu. Depois disso, o preparado vai para o buraco, já previamente aquecido por toras de lenha. Depois de mais aproximadamente 6 horas assando, o carneiro está muito macio e saboroso, pronto para ser saboreado!

Arroz Carreteiro e Feijão Tropeiro
Este prato é mais difundido, marcando presença inclusive em outros estados brasileiros. A partir do século 17, os tropeiros (ou carreteiros) transportavam cargas dos sítios e fazendas até as cidades para comercializá-las.
Os séculos seguintes representaram o auge do tropeirismo no Paraná, e se tornou costume os tropeiros prepararem refeições utilizando como base os alimentos não perecíveis que carregavam nas empreitadas, como charque, milho, farinha de mandioca, toucinho, arroz e feijão.
E a partir destes ingredientes que foram criados os pratos típicos do interior do Paraná, como o arroz de carreteiro e o feijão tropeiro. Ao longo do tempo e de acordo com cada região do país, algumas adaptações foram feitas às receitas, como a inclusão de produtos mais frescos como ovos, linguiça e temperos a gosto. Como acompanhamento, a couve se tornou uma companhia fiel aos pratos, e esta combinação fica uma delícia!

Fonte: https://www.deville.com.br/blog/gastronomia/conheca-os-principais-pratos-tipicos-do-interior-do-parana/