Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle parecido com de PlayStation

O “submarino” que desapareceu durante uma expedição aos destroços do Titanic é operado por um controle de videogame adaptado, parecido com o de um PlayStation.
O veículo – que é um submersível, com menor capacidade de ficar embaixo d’água se comparado a um submarino – tem menos de 40 horas de estoque emergencial de oxigênio, enquanto autoridades dos Estados Unidos e Canadá trabalham em uma operação de buscas.

1 de 10

O submarino da operadora de turismo OceanGate desapareceu no último domingo (18) depois de uma expedição aos destroços do Titanic, na costa de St John’s, Newfoundland, no Canadá. Destroços da embarcação foram encontrados na quinta-feira (22). As cinco pessoas que estavam a bordo morreram (veja na sequência).

Crédito: OceanGate

2 de 10

Entre os mortos estava o milionário Shahzada Dawood, empresário paquistanês e curador do Instituto Seti (foto), organização de pesquisa na Califórnia. Seu filho, Sulaiman Dawood, também estava na embarcação.

Crédito: Engro

3 de 10

O bilionário britânico e dono da Action Avision, Hamish Harding, morador dos Emirados Árabes Unidos, também está entre os mortos no acidente.

Crédito: Engro

4 de 10

Outro nome que estava na embarcação era o do aventureiro e mergulhador Paul-Henri Nargeolet

Crédito: Engro

5 de 10

O quinto passageiro a bordo do submersível com destino aos destroços do Titanic era Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate, empresa que liderou a viagem

Crédito: Reprodução

6 de 10

Nesta imagem, todos os falecidos, a partir da esquerda: Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush Obtido

Crédito: Reprodução/CNN

7 de 10

Um submersível, como Titan, é um tipo de embarcação – mas tem algumas diferenças importantes em relação ao submarino mais conhecido. Ao contrário dos submarinos, um submersível precisa de uma embarcação para lançá-lo. O navio de apoio do Titan era o Polar Prince, antigo navio quebra-gelo da Guarda Costeira canadense, de acordo com o co-proprietário do navio, Horizon Maritime.

Crédito: Arte CNN

8 de 10

A expedição começou com uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio, que fica a cerca de 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA. Mas perdeu contato com uma tripulação do Polar Prince, navio de apoio que transportou a embarcação até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida no domingo (18).

Crédito: Reprodução

9 de 10

Segundo o correspondente da CNN Gabe Cohen que visitou o veículo Titan fora da água em 2018, o submersível é uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena, sendo necessário sentar dentro dele sem sapatos. Ele é operado por controle remoto, muito similar a um controle de PlayStation.

Crédito: Reuters

10 de 10

O submarino tinha como objetivo levar os três turistas aos destroços do Titanic (foto) para turismo subaquático.

Crédito: Woods Hole Oceanographic Institution/Reuters

O repórter da CNN Gabe Cohen, que já havia feito uma reportagem sobre o veículo submersível “Titan” da empresa OceanGate, relembrou que ficou “impressionado com o quão simples” a tecnologia de bordo aparentava ser.
“É uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena. Você tem que ficar sentado dentro dela, sem sapatos. Ele é operado por um controle de jogo, que se parece essencialmente com um controle de PlayStation”, contou Cohen à CNN nesta terça-feira (20).

 

View this post on Instagram

 
A post shared by OceanGate, Inc. (@oceangate)

Ele relembra de ter questionado a empresa sobre a tecnologia utilizada e de ter sido respondido repetidamente que não foram poupadas despesas, nem houve corte de gastos, durante a fabricação do veículo.
Um repórter da CBS News também visitou o submersível em uma reportagem no ano passado e ficou impressionado com o controle de videogame utilizado, um modelo F710 sem fio da empresa Logitech.
Repórter da CBS News mostra controle remoto que comanda submarino da OceanGate / Reprodução
“Nós controlamos a coisa toda… com esse controle de videogame”, relatou o repórter, chamando o equipamento de “bugiganga de MacGyver”.
Um anúncio no site da Logitech mostra o aparelho à venda por R$ 370, ou R$ 332 à vista no pix, com garantia de três anos.
Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle barato de videogame, parecido com um de PlayStation / Reprodução
EUA irão utilizar “drones de mergulho” em busca
Os militares dos EUA estão movendo ativos militares e comerciais para ajudar nos esforços de busca em andamento pelo submersível desaparecido quando faria uma visita aos destroços do Titanic, de acordo com a Guarda Costeira (USCG) e o Comando de Transporte do país.
O Supervisor de Salvamento e Mergulho da Marinha está trabalhando com o Comando de Transporte dos EUA para trazer “meios mais capazes” para a busca, disse o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, na terça-feira.
Os ativos serão movidos primeiro para St. John’s, no Canadá, e depois levados para a área de pesquisa. O comando da Marinha possui avançados veículos de mergulho operados remotamente, capazes de operar nas profundidades extremas exigidas neste esforço de busca.
“A Marinha está trabalhando para coordenar ativos com o USCG e o comando unificado. Daremos mais detalhes à medida que colocarmos ativos e pessoal no local”, de acordo com um porta-voz da Marinha.

Leia mais:

EUA irão utilizar “drones de mergulho” em busca do submarino desaparecido

Submarino desaparecido em expedição ao Titanic: entenda como é possível fazer o resgate

CEO da empresa que organiza viagem ao Titanic está entre os ocupantes de submarino desaparecido, diz fonte

Também haverá três voos de Buffalo, Nova York, para St. John’s hoje transportando carga comercial que pode ajudar nos esforços de busca e resgate, disse um porta-voz da Transcom à CNN.
Não está claro neste momento quais ativos ou equipamentos estão nos voos ou a quem pertencem.
“O Comando de Transporte está coordenando o planejamento autorizado e o suporte da assistência do Departamento de Defesa e transporte de ativos na localização e recuperação de um submersível tripulado de propriedade comercial desativado no Oceano Atlântico”, disse um porta-voz do Transcom em comunicado.
O departamento de Defesa também está ajudando, disse a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.
*Publicado por Léo Lopes, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle parecido com de PlayStation no site CNN Brasil.

ver mais