SECRETÁRIO DE CULTURA DE PARANAGUÁ VISITA A LAPA

Paranaguá, serás luzeiro, avante para o porvir!

Me aproprio de um trecho do belíssimo hino do Paraná, para expressar meu entusiasmo com as tratativas em relação a cultura e ao patrimônio histórico da cidade mãe do nosso Estado.

Paranaguá se prepara para um novo capítulo em sua rica trajetória, com a firme intenção de valorizar sua história, cultura e patrimônio histórico. A cidade, berço de fatos memoráveis e lar de filhos ilustres, vislumbra um futuro promissor, pautado no desenvolvimento sustentável do turismo através de ações voltadas a cultura, que trarão resultados sólidos e consistentes. O momento requer cuidados com rigor técnico, conhecimento e experiência e não ações desprovidas de estudos aprofundados e ideias mirabolantes jogadas ao vento de forma atabalhoada e com intenção midiática sem o conhecimento de causa e até clonadas de projetos sérios.

Há anos, o vasto patrimônio histórico e cultural de Paranaguá clama por maior cuidado e por ações que o elevem à altura de sua importância. Agora, a cidade se move para desencadear boas práticas e criar instrumentos que impulsionem o desenvolvimento sustentável, abrindo novas oportunidades nas áreas da cultura e do turismo.

É crucial, no entanto, que o entusiasmo e a vontade de “mostrar serviço” não atropelhem os trâmites técnicos e legais necessários. O desenvolvimento sustentável do turismo em uma cidade com tantas vocações não pode ser encarado como uma corrida de 50 metros rasos, onde o bom senso e a ética profissional são deixados de lado.

Nesse contexto, merece destaque a postura do Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho. Sua coerência em buscar um debate de alto nível para nortear as ações presentes e futuras de sua pasta onque é fundamental. Essa abordagem demonstra um compromisso com a construção de projetos consistentes e estruturantes, que realmente contribuam para o futuro de Paranaguá.

A visita à Lapa e o reconhecimento do trabalho conjunto reforçam a expectativa de que este momento será marcado por muito trabalho, respeito à história, à memória e, principalmente, às pessoas que têm muito a contribuir com grandes e consistentes projetos para a querida Paranaguá. O caminho está traçado para que a cidade se torne, de fato, um luzeiro para as futuras gerações.