PRÉ-LANÇAMENTO DO CAMINHO DOS MONGES NO CONVALE 2025 IMPULSIONA TURISMO RELIGIOSO E HISTÓRICO NO SUL DO BRASIL

Indaial, Santa Catarina – O CONVALE 2025 – Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu, que este ano aborda os temas MERCADO, INOVAÇÃO E GOVERNANÇA, foi palco de um importante pré-lançamento na sua cerimônia de abertura: o Caminho dos Monges. Este novo roteiro turístico e de peregrinação é traçado sobre os históricos caminhos do Peabiru e do Caminho das Tropas, rotas que também foram percorridas pelos monges João Maria (Geovanni) e João Maria de Jesus ( Anastás Marcaf) .

A importância do projeto para o incremento do turismo na região Sul brasileira foi destacada pelo prefeito de Indaial, Silvio César da Silva. A apresentação do programa, que já estabelece uma parceria entre Santa Catarina e Paraná, ficou a cargo de Elza Bauermeiater Has de Souza, Coordenadora da Implantação do Caminho em SC, e Roberto Carlos da Silva, Diretor de Relações Institucionais do Caminho do Louvor e do Caminho Peregrino do Sul.

A meta inicial do Caminho dos Monges é abranger três estados: Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Este último estado possui um forte elo com o tropeirismo e com São João Maria, que recebeu seu registro de estrangeiro no Brasil e permaneceu no Morro do Ipanema, em Sorocaba à época, atualmente abrange os municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.

Para Márcio Anis Mattar Assad, estudioso do tema e coordenador do programa no Paraná, este pré-lançamento em um dos mais importantes eventos de cicloturismo do Brasil é um prenúncio da unificação desses caminhos de extrema relevância histórica para o país.

A cidade da Lapa, no Paraná, será a anfitriã do lançamento oficial do projeto no próximo dia 16 de junho, com a programação completa a ser divulgada nos próximos dias.

Para maiores informações, entre em contato através do telefone: (41) 99986-1011.