Praia das Caieiras
A Praia de Caieras se localizada entre a ponta do Jonnsher e das pedras das Caieiras no município de Guaratuba, no Paraná.
O acesso rodoviário é feito pela PR-412, e hidroviário pela Baía de Guaratuba. Possui 1 km de extensão e é própria para a pesca, onde há uma colônia de pescadores. Das pedras, quando a maré está baixa, pode-se ver a proa de um vapor paraguaio (Embarcação que conduziu a compositora à Guerra do Paraguai, afundada na praia de Guaratuba, alimenta a imaginação dos moradores) que encalhou quando fugia da Guerra Brasil-Paraguai.
A comunidade de Caieiras é formada por pescadores que ali desembarcaram na década de 1930. Como o acesso por terra para a vila é dificultado por dois morros consecutivos, o morro do Pinto e do Espia Barco. Caieiras ficou um longo período, um pouco isolada da cidade, somente mais tarde é que foi aberta a picada que hoje forma a entrada. É incrível acreditar que muitos moradores da cidade de Guaratuba não conhecem ou simplesmente não desfrutam da praia encantada de Caieiras, que não é chamado assim por acaso, é encantador poder estar nas areias de praia tendo como fronteira a mata atlântica quase intacta do morro do pinto.
Ao chegar a vila a esquerda vai para a praia calma onde começa a baia e daí vem transitar os FERRY BOAT que fazem a ligação de Guaratuba e Matinhos e as diversas embarcações de passeio ou de pesca. Para a direita chega-se no CPPOM (centro de programação de organismo marinhos) centro de pesquisa que presta assistência técnica aos pescadores e criadores de camarão e ostras. O centro de pesquisa tem o gerenciamento de PUC-PR e esta sempre aberto para visitação, inclusive aos domingos, em seguida passado o campo de futebol e a igreja, esta a continuação da praia até as pedras que separam a praia de caieiras da praia central.
De toda a extensão da praia podem ser vistas, do outro lado da baia, a bucólica Prainha e Caioba com seus importantes prédios.