PORQUE E PARA QUE PRESERVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO?
Você já parou para pensar na importância de preservar o patrimônio cultural? São monumentos, prédios históricos, obras de arte e tantas outras coisas que fazem parte da nossa história.
Infelizmente, muitas vezes essas preciosidades são negligenciadas e acabam se deteriorando ou até mesmo sendo destruídas. Mas afinal, como podemos preservar o patrimônio cultural? Quais são as dicas essenciais para manter viva a nossa história? Neste artigo, vamos explorar essas questões e apresentar algumas soluções para que possamos proteger e valorizar o nosso patrimônio cultural.
A propósito deste tema, conversamos com Marcio Assad, atual secretário de desenvolvimento cultura e turismo do município de Campo do Tenente, que semana passada, apresentou no I Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural , os projetos do município para a área, com destaque ao Centro Cultural Villa Anna local que engloba varias iniciativas culturais e turísticas de interesse local e regional. Assad que tem grande experiência na área nos disse com exclusividade o seguinte: ” Hoje muito mais que no passado os municípios estão compreendendo a importância do patrimônio cultural e sua preservação para as futuras gerações, sabendo que conhecer e respeitar as leis e regulamentos que protegem o patrimônio cultural é algo que eleva a participar de iniciativas locais de preservação, como grupos de voluntários ou organizações sem fins lucrativos e com esse sentimento de pertencimento a própria comunidade evitar danos ao patrimônio cultural, como vandalismo, pichação ou roubo.
Também é compreendido pelas municipalidades atualmente, prossegue Márcio Assad, que preservar edifícios históricos, monumentos e sítios arqueológicos, mantendo-os limpos e bem conservados, valorizar e promover a cultura local, incluindo tradições, artesanato e culinária, são investimentos necessários e que Investir em educação e conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, eleva a cultura do município e deve iniciar desde o ensino básico.
Assad finaliza dizendo que o objetivo do Centro Cultural Villa Anna é desenvolver projetos sustentáveis que promovam o turismo cultural, religioso e de natureza, além do turismo esportivo como voo livre e cicloturismo , sem comprometer a integridade do patrimônio e sendo motivo para que ele seja recuperado fisicamente quando necessário , e, claro sem esquecer a manutenção preventiva.