PIRAQUARA TEM: O Centro de Memória Ferroviária “João Tesserolli Junior”

O Centro de memória de Piraquara conta com uma ambientação temática e possui rico acervo formado por fotografias, objetos, instrumentos, documentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram papel fundamental no povoamento e desenvolvimento de Piraquara.
Toda a pesquisa, catálogo e registro das peças foi feita pela equipe da Casa da Memória Manoel Alves Pereira e a orientação visual foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Momento da inauguração

O acervo foi cedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que desde 2007 faz um inventário dos bens da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). As peças foram incorporadas no Sistema Pergamum Museus, fazendo parte do Sistema Paranaense de Museus e também existe uma parceria formalizada com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, criado pelo ferroviarista Márcio Assad, que tornou Piraquara município associado.

Homenagem
A escritora e ferroviária aposentada Adélia Maria Woellner moradora de Piraquara, integrante da Academia Paranaense de Letras, que também foi ferroviária, escreveu um texto sobre a criação do Centro de Memória Ferroviária de Piraquara. Ela também contribuiu com o acervo do espaço doando documentos que serão catalogados e disponibilizados para o acesso de todos.

João Tesserolli Junior
O Centro de Memória Ferroviária de Piraquara foi nominado “João Tesserolli Junior”, em homenagem a um personagem importante para o desenvolvimento ferroviário do Paraná, que ocupou diferentes funções na Rede de Viação Paraná Santa Catarina. O projeto do centro de memória ferroviária João Tesserrolli Junior, de Piraquara é de Regina Almeida. O endereço: Avenida Getúlio Vargas, n° 74, Centro. Vale muito a pena visitar. Você que saber mais sobre Piraquara e preservação da memória ferroviária? Então nos siga: www.tourpr.com.br