PIRAQUARA ALÉM DOS MANANCIAIS: VOCAÇÃO AO TURISMO

PIRAQUARA: TERRA DOS MANANCIAIS,GUARDIÃ DAS NASCENTES DO IGUAÇU

Mas a cidade também quer ser conhecida pela sua vocação ao turismo

Piraquara é conhecida por abrigar as nascentes do Rio Iguaçu em seus mananciais de águas cristalinas. A 22 km de Curitiba, o município apresenta patrimônios naturais e cenários de belezas diversificadas. Sua rica cultura provinda da colonização italiana se demonstra na arquitetura, costumes locais e gastronomia. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Morro do Canal, o Reservatório do Carvalho e a Aldeia Indígena Araçaí, de etnia guarani. Cortando Piraquara, está a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes, onde a aventura começa no primeiro túnel, na localidade de Roça Nova, com 429 metros de extensão.

Vista noturna

LETREIRO FORTALECE A IMAGEM DO TURISMO LOCAL

Recém implantado e letreiro é um símbolo de interação entre moradores e visitantes com as cidades, os letreiros turísticos cada vez mais ocupam espaços urbanos em cidades de todo o mundo. Em Piraquara, foi instalado neste final de semana, no Centro Histórico, o primeiro monumento estilizado com os elementos característicos do município. Com 10,2m de comprimento, letras com 1,40m de altura e o coração alcançando 2,50m, o letreiro turístico de Piraquara foi instalado na Avenida Getúlio Vargas, equina com a Rua Roque Vernalha. O monumento conta com letras caixa de aço galvanizado, pintura automotiva e aplicação de vinil adesivo. Durante a noite, recebe iluminação de cinco refletores em led, 100 watts.O projeto envolveu as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Comunicação e Infraestrutura, e tem como objetivo reforçar a identidade da população e dos visitantes com a cidade, além de ser uma referência para divulgação espontânea do município por meio das redes sociais. O letreiro complementa a sinalização turística implantada pela Prefeitura Piraquara em 2020, que contou com a instalação de 59 totens de orientação bilíngues, com toras de eucalipto e 289 placas de aço galvanizado e película refletiva. As ações visam o fomento da atividade turística no município. A escolha do local de instalação levou em consideração as condições de segurança para as pessoas, proximidade com outros atrativos turísticos como a Casa da Memória, Centro de Memória Ferroviária e o Parque das Águas, além de valorizar e gerar um fluxo turístico naquela região. Por estar ao lado da linha férrea, também está exposto a um dos principais roteiros turísticos do Brasil, o passeio de trem entre Curitiba e Paranaguá. ELEMENTOSP – Araucária representa a flora;I – Referência aos povos indígenas; R – Carcará representa a fauna; A – Igreja Nossa Senhora de Assunção representa a colonização; Q – Água; U – Água; A – Água nas três letras representa a riqueza hídrica; R – Morro do Canal representa o relevo; A – Linha Férrea representa a memória e história do município.
 
ATRAÇÕES CULTURAIS :
Outra atração é a Casa da Memória “Manoel Alves Pereira”. O prédio histórico de 92 anos, que já foi sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e preserva a memória da cidade, foi ampliado e completamente revitalizado em 2020. Já o Centro de Memória Ferroviária “João Tesserolli Junior”, é dedicado a conservação da memória e do patrimônio ferroviário de Piraquara e do Paraná. O município ainda possui inúmeros locais para a prática de turismo de aventura, turismo rural e ecológico, além de ser um dos idealizadores e integrante da “Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu”, junto com as cidades vizinhas Pinhais e Quatro Barras.”

Mais informações: www.piraquara.pr.gov.br/turismo
Fotos Bruno Oliveira