Pioneira do mundo, Curitiba receberá clube de surf coberta e com ondas aquecidas

O ano de 2023 mal começou e as novidades para 2024 já estão chegando a todo vapor. Além do espaço para os amantes de atividades na neve, que está previsto para o próximo ano, – mais informações na postagem de 15/12/22 pelo link: https://tourpr.com.br/parque-tematico-com-neve-chegara-em-duas-cidades-do-parana-em-2024/ – agora a boa notícia chega para os aventureiros do surf.

Foto: divulgação

O esporte que ganhou mais visibilidade após seu ingresso nas Olimpíadas de Tokyo em 2021, e que inclusive trouxe medalha de ouro para o Brasil, agora também estará acessível aos curitibanos, sem que precisem viajar até a litoral.

Com previsão para meados de 2024, chega em Curitiba o primeiro clube de surf indoor (em ambiente coberto), com ondas aquecidas, do mundo. Sua localidade será dentro do Parque Damarco, a poucos minutos do Parque Barigui.

Com mais de 1.400m², a piscina de ondas da Surf Center vai oferecer ondas ajustáveis conforme as habilidades dos surfistas, atendendo desde crianças a adultos, e de iniciantes a profissionais.

Foto: divulgação

Um outro benefício deste projeto é que as ondas serão programadas. Ou seja, sempre será uma hora boa para surfar, sem a preocupação de saber se “o mar está para onda”.

Fabricio Stedile, um dos idealizadores do projeto e CEO da Aloha Investimentos, afirmou: “Não é sempre que tem onda ou que a previsão acerta. A Surf Center nasceu do sonho de ter uma onda boa, para manter o surf no pé, na hora marcada, a qualquer hora do dia”.

Com até 240 ondas por hora, elas podem variar entre meio a um metro, e ter duração de 8 a 12 segundos.

O Clube de Surf também contará com um espaço voltado a família, em uma área de 3.400m². Serão oferecidas aos sócios atividades como academia de musculação, crossurf, ginástica natural, surf skate park, skate simulator, além de vestiários, loja de surf e acessórios, gastronomia, entre outros.

Foto: divulgação

Fabrício Stedile afirma que “a Surf Center foi criada para ser um espaço de convivência entre os amantes do esporte, que vai além da possibilidade de vivenciar o surf perto da sua casa, sem sair da cidade. É um espaço de convivência voltado para toda a família, com opções de práticas de esporte para todas as idades”.

O clube também promoverá campeonatos em diversas categorias, além de realizar projetos sociais, para que o esporte também acesse crianças e adolescentes carentes.

Um outro ponto interessante a ser destacado deste projeto, é que sua tecnologia é 100% brasileira. O gerador de ondas artificiais dinâmicas da Surf Center (GT3K) levou oito anos para se desenvolver, de maneira a alcançar as tecnologias de terceira geração existentes no mercado. Essa tecnologia possibilita a flexibilidade de criar vários tipos de ondas, adaptando-se a cada praticante. Fabrício explica: “Conseguimos produzir uma tecnologia 100% própria, com custo de venda em média 1/3 menor do que os concorrentes pelo mundo, e com custo operacional e de manutenção mais baixos”.

            Outras localidades também têm demonstrado interesse pelo clube de surf, por conta da acessibilidade e menor custo para sua implantação. Fabrício comenta: “Estamos em negociação em locais como Brasília, Grande ABC, São Paulo, Mato Grosso do Sul, interior do Paraná e Nordeste, com expectativa de inaugurar 20 novos Clubes de Surf nos próximos cinco anos, por todo o Brasil e também no exterior”.

            Contando com o feedback de surfistas profissionais para aprimorar a tecnologia desenvolvida, o campeão mundial de surf Adriano Souza, o Mineirinho, foi convidado a conhecer o centro de pesquisas da Surf Center, para analisar e avaliar a qualidade das ondas da piscina, que servirá tanto para treinamento, quanto para competições.

            Mineirinho afirma que “a democratização do surf é um sonho de qualquer profissional. Contar com uma piscina de ondas para a prática do esporte em uma cidade que não possui praias é fundamental para difundir, incentivar e fazer com que o surf cresça cada vez mais em nosso país”.

Foto: divulgação.

            A pré-venda dos títulos para se associar ao Clube de Surf, já começou. É possível agendar uma apresentação técnica e conhecer as vantagens e benefícios para os sócios, através do Instagram ou WhatsApp da Surf Center.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

Curitiba terá clube de surf indoor com tecnologia 100% brasileira – Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/pino/curitiba-tera-clube-de-surf-indoor-com-tecnologia-100-brasileira/. Acesso em 02/02/2023.

Curitiba ganha primeiro clube de surf indoor com piscina aquecida e coberta do mundo – Disponível em:

https://comvcportal.com.br/noticia/51475/curitiba-ganha-primeiro-clube-de-surf-indoor-com-piscina-aquecida-e-coberta-do-mundo. Acesso em 02/02/2023.

 

Sany E. A. Souza, Turismóloga