PARANÁ INTEGRA NOVO MAPA DO MINISTÉRIO DO TURISMO COM 210 CIDADES E 15 REGIÕES TURÍSTICAS
Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná tem 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional. O Mapa é um instrumento que reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas. Ou seja, o Paraná tem 8% dos municípios desse estudo. O diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, destacou a importância desse setor.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender critérios estabelecidos numa Portaria Federal. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor turístico e um orçamento definido para os investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur, para certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo. Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo. Ao longo de 2021, a Paraná Turismo, em parceria com as Instâncias de Governança Regionais, fez reuniões presenciais e virtuais com as regiões turísticas para sensibilizar sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro. Irapuan Cortes ressaltou que a ação vem de encontro com a política de retomada do turismo do Governo do Estado.
Os municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que passou a ser contínuo. O Mapa anterior se referia ao período entre 2019 a 2021. Agora, após a inclusão, o cadastramento do município tem validade de um ano.
Repórter: Gustavo Vaz
Foto: Lilian Karas
Fonte: Agência Estadual de Notícias