ONZE ANOS DA UNILT – UNIVERSIDADE LIVRE DO TROPEIRISMO
A UNIVERSIDADE LIVRE DO TROPEIRISMO – UNILT, que completa 11 anos na próxima segunda-feira é fruto de muitos anos de pesquisa e projetos realizados que antecederam a sua concepção. A UNILT é uma Plataforma de Ensino Livre, em conformidade com o previsto nos Artigos 205 e 206 da Constituição Federal e o art. 42 da Lei nº 9.394/1996 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Nossa área de alcance e de atuação, compreende o Brasil Meridional e o Estado de São Paulo, do Caminho das Tropas ao Caminho de Ferro, nas Trilhas de São João Maria. Atualmente a UNILT é coordenada por Kallil Assad, pesquisador e escritor, especialista em história do Paraná, que irá ministrar o próximo curso da plataforma: “História do Paraná aplicada” : para professores e guias de turismo. As inscrições ao curso se esgotaram antes do prazo estipulado, demonstrando a oportunidade e necessidade da temática. Os alunos terão uma “avant premiére” do curso no evento do dia 28.
ATIVIDADES:
Além de palestras, workshops e cursos , algumas das atividades mais intensas da UNILT, está no campo de projetos didático-pedagógicos como: “Aprendiz de Tropeiro” e Aprendiz Ferroviário, sendo que o primeiro além de ter sido o programa pioneiro em turismo em área rural no Paraná, foi considerado entre as três melhores saídas pedagógicas do Brasil. A UNILT, também atuou no assessoramento de dois projetos de lei, que foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná: Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná, de proposição do Deputado Rubens Recalcatti ( à época em que o saudoso deputado presidiu a comissão de cultura da ALEP) e a lei que instituiu o Dia e Semana do Tropeiro no Paraná, proposta pelo Deputado Emerson Bacil.
PATRONO da UNILT
David dos Santos Pacheco – O BARÃO DOS CAMPOS GERAIS
Nasceu na Lapa em 28 de Junho de 1810. Ele e sua esposa eram descendentes diretos dos primeiros sesmeiros da Vila do Príncipe (Lapa). Foi o clássico “Tropeiro-Empresário”, reunindo o gado muar em Passo Fundo para as invernadas da Lapa, seguindo à Sorocaba. Sua ascensão, como grande homem de negócio o fez político, sendo um dos fundadores do Partido Liberal no Paraná, ocupando cargo de Presidente da Câmara da Lapa, estendendo sua trajetória política, como Deputado Provincial. Como um dos ferrenhos lutadores pela Emancipação Política da Província do Paraná, chegou ao cargo de Vice-Presidente, no biênio 1854-56. Comandante da Guarda Nacional em Curitiba e durante a Guerra do Paraguai, organizou um Batalhão de voluntários com 150 soldados que foram fardados e equipados à sua própria custa.
Em 31 de maio de 1880 – Recebe o Imperador D. Pedro II e comitiva em sua casa. Quatro anos mais tarde, hospedou Isabel “A redentora” e o Conde D’Eu. Tal ato, o fez alforriar seus escravos nas suas fazendas no Paraná e Rio Grande do Sul, antecipando em oito anos a Lei Áurea. Em 31 de Agosto de 1880, recebe o título de primeiro e único Barão dos Campos Gerais. Alguns autores o colocam como pioneiro da abolição da escravatura no Paraná e no Brasil. Falece na Lapa, aos 83 anos em 1893.
LIVE COMEMORATIVA:
A Live comemorativa de aniversário da UNILT, será no dia 20 de junho, das 19H00 às 20H00. o evento online e gratuíto, poderá ser acessado pelo link, que poderá ser solicitado pelo whatsapp: (41) 99986-1011.
Conheça o programa didático-pedagógico Aprendiz de Tropeiro da UNILT.