NO TURISMO: Para qual normal queremos ir?
• Por Márcio Assad
O lugar que precisamos ir, em se falando em “normalidade” será baseado em uma proposta sólida de um novo padrão, que possa garantir nossa sobrevivência: física, mental, econômica e social.
Qual é esse lugar para onde queremos ir ou voltar? O “velho normal” , o “novo normal” … ou o que?
Gosto muito de assistir novelas, mas nunca me interessei em ver: o “vale a pena ver de novo”, repetições que a Globo coloca no ar, por melhor que tenha sido a minha primeira experiência. Fazer o “mais do mesmo”, não será em minha opinião o caminho mais acertado a ser buscado. Nossa “novelas” já foram assistidas; poderá haver um ou outro, que possa querer ver as coisas voltarem ao status quo, anterior, mas voltando a comparar com a questão televisiva é só analisar quanto de audiência uma versão nova tem em comparação da atração requentada.
Outro detalhe que faço em forma de reflexão: o “velho normal” estava suprindo efetivamente suas expectativas em relação aos bons negócios sob a ótica da viabilidade técnica, econômica e financeira? Ou seja, você estava ganhando muito dinheiro em sua atividade, ou tendo que ser “equilibrista”? Penso, pela minha longa experiência que poucos estavam satisfeitos e não é para esse lugar que querem voltar. O turismo vai renascer tal qual a figura mitológica da Fênix, uma ave que simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência ao se tratar sempre da mesma criatura, no entanto devemos trilhar novos caminhos.
Os hábitos mudaram, alguns conceitos também e tudo que não podemos é ser a caricatura de nós mesmos. Vou tratar muitas vezes desse assunto, pois em quarenta anos de estrada trilhados nas áreas do turismo, já vivi muitas crises (econômicas e políticas), lógico que nada se compara a atual, que definitivamente nos obriga a sair absolutamente da zona de conforto. Encerro citando um trecho da emocionante entrevista que um dos Mestres do turismo do Brasil José de Oliveira Justo, concedeu ao Programa Cidade de nosso grupo de comunicação: A volta do turismo no mundo vai ser como a descoberta da luz ,vai ser como a criação do papel.
“A volta do turismo vai ser a volta da vida, vamos renascer. o ser humano nasceu com pernas, para ir cada dia mais longe e cada vez mais rápido, então o turismo vai representar a nossa volta a vida”.
• Marcio Assad é empresário do turismo e hospitalidade e CEO do Grupo de Comunicação Tourpr.