Litoral do Paraná

I Litoral do Paraná

PRAIAS, ILHAS E MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

São 125 praias e balneários com areias brancas, águas mornas e limpas. Destinos na temperatura certa para a diversão, perfeitos para quem curte o sossego. As mais de 50 ilhas são um caso à parte, verdadeiros paraísos com natureza preservada.

A vida noturna é bem movimentada, com bistrôs, restaurantes e música ao vivo nos bares e baladas. Sobram opções para se divertir. Hotéis e pousadas ao longo da costa dão todo o suporte para o turista.

Seja qual for a sua praia, o seu destino está aqui! Venha viver tudo o que o Litoral do Paraná pode oferecer!

 

 

O QUE FAZER

TURÍcone MuseuISMO CULTURAL

Considerado o berço da colonização do estado, no Litoral estão cidades históricas. Em Paranaguá, é possível conhecer um dos maiores portos do Brasil e a Estação Ferroviária, onde fica o Marco Zero da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Além deles, visite também o Centro Histórico e o Museu de Arqueologia.

Não bastasse a beleza natural, a Ilha do Mel brinda quem chega com atrativos como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas. E se o assunto é cultura, não se pode deixar de prestigiar o fandango, dança típica litorânea muito comum em Guaraqueçaba e na Ilha dos Valadares, localizada em Paranaguá.

Em Morretes, o visitante pode explorar o Parque Estadual do Marumbi, o Caminho do Itupava, o povoado de Porto de Cima e percorrer o trajeto da bela Estrada da Graciosa.

Centro Histórico, Morretes – Foto: Priscila Forone / Acervo SEBRAE – Paraná Turismo
 
Ícone TrilhaECOTURISMO

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que abrange Matinhos e outros três municípios, foi criado para proteger a flora e fauna da região. No local, são encontrados animais em risco de extinção, vegetação bem preservada, rios cristalinos, saltos, cachoeiras e paredões.

Estendendo-se por outros três municípios, o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, é a maior unidade de conservação do estado aberta ao público e se destaca pela área preservada do bioma Mata Atlântica.

Em Guaraqueçaba, a natureza se apresenta com exuberância no Parque Nacional do Superagui, rico em biodiversidade, e na Reserva Salto Morato, que tem como maior atrativo uma cachoeira de cerca de cem metros.

Outros destinos imperdíveis são o Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos; a Floresta Estadual do Palmito, em Paranaguá; e, claro, a Ilha do Mel, um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná, que também se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

 

Ícone Caiaque

TURISMO NÁUTICO

No Litoral Paranaense, navegar é imperdível! Aproveite as águas das muitas ilhas e baías e embarque na aventura na Baía de Guaratuba; na Baía dos Pinheiros, em Guaraqueçaba; e ainda em Matinhos e Pontal do Paraná.

Baía de Guaratuba, Guaratuba – Foto: Mario José Natalino / Pref. de Guaratuba

 

 

Ícone Praia

TURISMO DE SOL E PRAIA

Com 125 praias e balne

ários e 57 ilhas, a região tem águas, areias e belezas para agradar aos mais diversos e exigentes banhistas.

 

 

Ícone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Sempre dá para arranjar um tempinho para cuidar da espiritualidade. Localizada na praça central de Guaratuba, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso é uma construção secular feita por escravos e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Em Guaraqueçaba, destaca-se a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, com altar em forma de um barco com a base em formato de peixe. Já em Paranaguá, encontram-se o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, a mais antiga igreja do município. Vale citar também o Santuário de Nossa Senhora do Pilar, no centro de Antonina. Essa centenária construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1999.

A região tem também festas religiosas, como a do Rocio, em Paranaguá, e a do Divino, em Guaratuba.

 
TURISMO DE AVENTURA

O turismo de aventura pode ser realizado em sua essência em distintos pontos do Litoral do Paraná.

Antonina é o cenário perfeito para esportes radicais. Dá pra pedalar numa rota que passa pela Cachoeira do Cedro, fazer rafting no Rio Cachoeira e praticar montanhismo no Vale do Gigante, localizado aos pés do Pico Paraná – a montanha mais alta do Sul do país, com 1.877 metros de altura!

Em Pontal do Paraná, a Estrada Ecológica do Guaraguaçu serve de palco para a Caminhada Internacional na Natureza, evento popular realizado anualmente em meio a cenários naturais.

 
COMO CHEGAR

Há três maneiras de se chegar ao litoral. Os dois principais acessos à região são pela BR-277, sentido Matinhos ou Paranaguá, e também pela BR-376, sentido Joinville, passando pelo município de Garuva e seguindo pela rodovia PR-412.

Uma possibilidade mais cultural e muito indicada é descer a serra pela Estrada da Graciosa, que utiliza a antiga rota dos tropeiros e liga a parte alta da serra ao litoral.

 
ONDE FICAR

Não faltam boas opções de hospedagem pra quem quer curtir as nossas praias. São hotéis, pousadas,  hospedarias e casas para locação, tanto nas regiões urbanas quanto cercadas por natureza. As acomodações variam das mais simples às de alto padrão.

Pontal do Paraná – Foto: Pref. de Pontal do Paraná

 

 

GASTRONOMIA

O visitante tem a garantia de que descobrirá novos sabores no litoral paranaense, cada um mais irresistível do que o outro. Além das inúmeras opções de frutos do mar fresquinhos, preparados das mais diversas maneiras, há o Barreado, o prato típico do estado. Você também não pode deixar de provar a tainha assada, de Guaraqueçaba; as famosas ostras paranaenses, consideradas as melhores do mundo e servidas principalmente na Estrada do Cabaquara, em Guaratuba; o arroz lambe-lambe de Paranaguá; e a Cambira, típica de Pontal do Paraná.

Ah… nem pense em não provar a famosa cachaça de Morretes e a tradicional bala de banana, de Antonina, que é 100% natural!

Bala de Banana – Foto: Paraná Turismo

 

Praia Mansa, Caiobá – Foto: Edilson Tadeu Giordano / Pref. de Matinhos

 

 

 

Pico Paraná, Antonina – Foto: Sec. Municipal de Comunicação de Antonina

 

Fonte: Viaje Paraná. Litoral do Paraná