Lilian Karas & Frann Oliveira
| Empreendedorismo feminino e a arte de fazer sucesso
Os negócios idealizados e comandados em uma organização empresarial é um desafio diário que inclui liderança e iniciativa, atuação direta com clientes e o stress predominante e inerente da função de gestão do negócio.
O empreendedorismo feminino vem cada vez mais tomando forma e assumindo esse papel, desempenhando as atividades de gestão de forma objetiva e dominante na área empresarial, compreendendo os negócios idealizados e comandados por mulheres, incluindo a atuação de liderança e os altos cargos dentro da empresa em que geralmente desenvolvem um produto voltado para o mercado desse gênero.
Contudo, uma empreendedora mulher se motiva pela busca da realização profissional e a felicidade pessoal. Uma Mulher Empreendedora é a dona da sua própria história e da sua independência financeira. Está sempre pronta para conquistar o mundo.
A equipe do Portal Multimídia Tour Paraná conversou com a Lilian Karas, apresentadora e empresária, e a Frann Oliveira, diretora geral do programa Descobrindo o Paraná para dar dicas a todas as mulheres que desejam empreender de forma profissional e até mesmo de forma informal.
INOVAÇÃO – O medo é o maior desafio na hora de empreender e inovar. É comum vermos algumas mulheres gastando muito tempo no planejamento do negócio sem colocá-los em prática, ou seja, projetos sem sair do papel. Contudo, colocar essas ideias em prática e iniciar os testes é o primeiro passo para se desenvolver enquanto mulher empreendedora.
ATUALIZAÇÃO – É muito importante manter-se atualizada e qualquer empreendedora sabe disso. Estar em constante evolução é um dos requisitos primordiais para empreender de forma segura, pois o mercado muda constantemente e de forma rápida e agressiva. O estudo é uma ótima ferramenta para qualquer tipo de atividade que você deseja praticar, seja para um empreendimento principal como também para um negócio cuja renda torna-se um extra no final do mês. De qualquer forma, existem diversas ferramentas disponíveis na web, muitas até mesmo gratuitas como vídeo aulas ou tutoriais no youtube, palestas ou cursos online. São alguns exemplos.
RELACIONAMENTO – Falando em estudo, uma das formas de manter-se conectada com o seu meio empresarial e criar um bom network para o seu caso de sucesso é a prática de atividades presenciais onde a troca de experiências é instantânea. Participar de programas de mentoria ajudam a desenvolver o seu negócio também.
REDE DE APOIO – Este é um elemento essencial para qualquer negócio dar certo, criar o seu networking faz toda a diferença na hora de empreender. Buscar parcerias na sua rede de amigos é um bom início para começar a criar a sua rede de relacionamento profissional. Quando expandimos essa rede podemos buscar parcerias em empresas que atuam no mesmo nicho de mercado. Uma das formas que tem dado muito resultado em algumas regiões, é uma rede de relacionamento na qual somente empreendedoras mulheres participam, pois muitas mulheres estão na mesma situação e acaba que uma pode dar suporte a outra causando o crescimento profissional de ambas ou de várias no grupo. A dica é buscar grupos de discussão, perfis em redes sociais, eventos que tenham relação com o seu negócio, organizações de fomento ao empreendedorismo feminino etc.
AUTOCONFIANÇA – As mudanças podem gerar stress e incerteza e realizá-las pode causar desconforto. Porém, o mais importante é acreditar em si mesma e nas suas ideias, olhar no espelho todos os dias e dizer para si mesma sobre o seu potencial, acreditar que é possível se desenvolver. Não existe dom para empreender, isso vem com o tempo e muito estudo, praticando as suas principais habilidades e buscando aprender outras. Acreditar e confiar em si mesma, que você é capaz de aprender coisas novas e no seu potencial é a principal ferramenta para iniciar o empreendedorismo. Não ter medo de falhar, pois é inevitável cometer erros, visto que o processo de empreender envolve testes e soluções para então realizar os ajustes.
O TEMPO – A rotina diária já é muito difícil de lidar para qualquer pessoa, as mulheres ainda enfrentam a rotina dupla, que é cuidar da casa, família e ainda do negócio. Isso pode causar uma imensa dificuldade na hora de empreender. O melhor caminho é dividir as tarefas domésticas com todos os familiares e envolvê-los na rotina da casa. Cuidar da gestão do tempo definindo um horário específico para cada tarefa também ajuda muito na organização do tempo, dessa forma é possível estabelecer metas e desafios pequenos no começo, assim, gradativamente irá aumentando conforme o seu tempo. Com isso fica mais fácil distribuir tarefas e definir prazos.
Matéria: Rafael Luz
Foto: Melissa Schlukebier