LAPA RECEBE OFICINA SOBRE A ROTA “CAMINHOS DO PEABIRÚ”
Evento marca o início das atividades presenciais do plano de implementação da rota turística que une história, identidade e desenvolvimento regional.
Nesta semana, a cidade da Lapa recebe a oficina da Rota Turística Caminhos do Peabiru, iniciativa coordenada pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), Paraná Projetos e consultores da Fadec/UEM – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá.
O evento acontece de forma presencial, das 8h às 18h, na Pousada Tropeira, localizada no Centro Histórico da Lapa (Av. Dr. Manoel Pedro, 2069 – antiga Rua das Tropas).
A oficina será focada no mapeamento dos percursos e marca o início das atividades presenciais do plano de implementação da rota. O objetivo é promover a integração entre os municípios do agrupamento, capacitar tecnicamente os participantes e orientar a construção dos traçados preliminares das trilhas que comporão os Caminhos do Peabiru.
Participam desta etapa os Grupos de Trabalho (GTs) dos municípios de Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro, que juntos compõem um trecho estratégico do trajeto.
Ao todo, 97 municípios paranaenses estão previstos para integrar a rota. A proposta resgata o valor histórico dos Caminhos do Peabiru e aposta no turismo como motor para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a identidade cultural das regiões envolvidas.
Com esta ação, a Lapa reafirma seu protagonismo na valorização do patrimônio histórico e na construção de um turismo de experiências com propósito e autenticidade.