Joanir Zonta – Empreendimentos que tem História
O paranaense Pedro Joanir Zonta aceitou, gentilmente, participar de uma entrevista para o Programa Se Liga Ai! no quadro Empreendimentos que Tem História.
Esse quadro conta histórias de pessoas que ajudaram e ajudam a construir o nosso Paraná por meio do empreendedorismo e faz parte do leque de opções culturais dos quais o Portal Tour Paraná desenvolve no Estado do Paraná.
Joanir Zonta é uma inspiração para milhares de pessoas e conta na nossa conversa que a sua história se confunde com a da sua criação: o Supermercados Condor.
Tendo as suas origens familiares de Vêneto, região nordeste da Itália, os quais vindos de sua terra a fim de semear uma nova vida no Brasil fez seu nome presente por meio de seu trabalho constante, dessa forma, o seu nome é extremamente conhecido no mundo empresarial do Brasil.
Ao falar do Condor, destaca que
a empresa faz parte da sua vida e ao iniciar o empreendimento há 48 anos, em 1974, com uma pequena loja de 110 metros quadrados e cinco colaboradores não entendia nada de supermercados, mas a vontade de crescer era grande.
Do crescimento da sua empresa surgiu a preocupação com algum concorrente forte. Assim, foi adquirindo outros locais em Curitiba e região, dessa forma desenvolvendo e expandindo a marca pela região.
em 82 eu já construí uma central de distribuição e também informatizei a empresa, o Condor foi a primeira empresa do Paraná a ser informatizada.
Empreender é um desafio constante, depende desde a economia nacional até fatores climáticos. Com a sua empresa não foi diferente, enfrentando a crise em meados de 1986 em que surgiu a transição do plano cruzado no governo Sarney quando Joanir Zonta já tinha suas 13 lojas instaladas.
em 86 a minha empresa encolheu 20%.
Com a chegada das multinacionais ao Brasil e ao Paraná em 1998 o empresário se viu em mais uma situação que marcou muito a sua vida.
eu só tenho duas saídas: uma delas é vender o Condor.
Mas a sua vontade de crescer, modernizar a Rede e competir com os fortes concorrentes vindos do exterior foi maior e superou a primeira opção. Com isso, optou por mudar a forma de gestão. No ano 2000 instalou o primeiro Hipermercado na cidade de Londrina – Paraná.
Atualmente a rede Condor conta com 56 lojas e com mais de 13 mil colaboradores, Joanir Zonta diz que em Maringá será inaugurada mais uma loja ainda neste ano e outra em Colombo, no projeto constam mais duas lojas em Curitiba.
tudo que a empresa gerou eu reinvesti nela.
A preocupação com a sua frota o levou a comprar um posto de combustível e foi surpreendido pelos seus clientes ao se deparar com a alta procura em seu posto. Com isso os consumidores começaram a pedir em outras regiões e hoje está com 22 postos de combustíveis em Curitiba, Ponta Grossa e Campo Mourão, em Maringá também será inaugurando junto com a nova loja.
pretendo continuar nessa linha, crescendo e desenvolvendo, gerando emprego e impostos para o bem do nosso Estado do Paraná.
Ao perguntar sobre a expansão da rede Condor em outros estados Joanir Zonta diz que já tem lojas na zona norte de Santa Catarina.
O impacto da pandemia do Covid-19
o impacto foi grande, nós não sabíamos o que fazer.
A corrida aos supermercados pelo temor da falta de mercadorias levou a uma preocupação a mais na vida do empresário, tendo que lidar com a falta de boa parte dos colaboradores devido aos afastamentos por conta da doença e alta procura por parte dos seus clientes. Em geral isso ocorreu em todos os segmentos de produtos e serviços impactando outros setores e mercados. Porém, isso foi mais uma dificuldade superada na sua carreira, pois houve um grande esforço e um trabalho muito grande para manter o abastecimento.
o que se vendia em um ano, vendia em uma semana.
Ao perguntar sobre sucessão, o empresário lembra que nós, seres humanos, temos um começo, meio e fim, contudo espera que a sua criação seja eterna, pois uma empresa não tem fim.
a gente espera que aquilo que a gente cria seja eterno
Uma empresa não tem fim desde que tenha uma sucessão adequada e os sucessores entendam os objetivos e a missão da empresa. Nesse quesito, conta com seus filhos para gerir a rede Condor e já está os preparando para isso, pois lembra que não é só os sucessores tem que se preparar, a empresa tem que ser preparada para a sucessão.
Ao final da entrevista, Joanir Zonta traz uma lição de gestão empresarial, falando da sua infância difícil a qual vendia ameixas e ganhava uns trocados e desde então conta que o empreendedorismo é a sua essência. Fala sobre as dificuldades e dos desafios e lembra da sua responsabilidade social enquanto empreendedor que é manter o emprego de mais de 13 mil colaboradores que dependem desse salário.
não escute os fracassados, escute aqueles que te dizem vá firme, vá em frente, você vai conseguir, você é capaz.
Por fim, o Portal Tour Paraná e o Programa Se Liga Ai! o qual tem orgulho de apresentar esta matéria, encerra desejando sucesso e prosperidade ao amigo e empreendedor paranaense Joanir Zonta que vive pela família e pelo Condor, o seu empreemdimento. Encerrando aqui mais um capítulo do quadro Empreendimentos que tem História. A entrevista na íntegra você confere clicando aqui
Matéria: Rafael Luz / Diretor Cultural do Portal Tour Paraná – Frann Oliveira / Diretora Geral – Lilian Karas / Apresentadora