Festival de Teatro de Curitiba 2022 completa 30 anos

| Especial 30 anos

Festival de Teatro de Curitiba é um festival de teatro realizado anualmente em Curitiba, no Paraná, Brasil. Com produções teatrais nacionais e internacionais, tornou-se referência nas artes cênicas do Brasil, sempre apresentando estreias entre as peças inscritas a cada ano.

Foi idealizado por Leandro Knoplholz e Carlos Eduardo Bittencourt, na época com 18 e 22 anos, e organizado com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis. A primeira edição, em 1992, contou com a participação de grandes nomes do teatro brasileiro, como José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Gabriel Vilela.

Um dos prêmios entregue neste festival é o Troféu Gralha Azul como reconhecimento do talento e o estímulo ao trabalho na área para os melhores do teatro curitibano.

para saber mais sobre o Festival de Teatro de Curitiba clique aqui e confira a programação completa.

Ministério da Cultura – Cerimônia de Abertura do Festival de Teatro de Curitiba 2010

| Sobre o Festival

Muito mais que um festival de artes cênicas, o Festival de Teatro de Curitiba é um catalisador de talentos, de tendências culturais e artísticas, de reflexão, de formação, entretenimento e, principalmente, de encontros. Começou no ano de 1992 com 14 espetáculos e com o objetivo de promover a convergência das artes com o lazer, se tornando um dos principais palcos de estreias nacionais e internacionais, além da atuação de fortes nomes das artes brasileiras. Com sua já conhecida e estruturada multiplicidade na programação, hoje, o Festival de Teatro de Curitiba chega em sua 30° edição firmado como a principal oportunidade dos paranaenses e brasileiros desfrutarem de produções artísticas variadas e premiadas com preços acessíveis.

E não para por aí! Ao longo de todos esses anos de prestação de serviços culturais e sociais, se solidificou como um dos eventos mais importantes do calendário artístico brasileiro, comprovando sua pluralidade com novas programações ao se transformar no Festival de Curitiba. Com isso, o evento é complementado com outras vertentes artístico-culturais que ocorrem simultaneamente. 

A partir de 2022, a Mostra Oficial passa a se chamar Mostra Lúcia Camargo, uma homenagem a esta que foi um ícone do teatro nacional e que também fez parte do Festival como curadora, entre os anos de 1995 e 2005. Além da Mostra, também farão parte do evento o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Interlocuções e uma exposição fotográfica comemorativa dos 30 anos pelas lentes de Lenise Pinheiro. Excepcionalmente neste ano, não teremos o Fringe. Em virtude de sua magnitude, que contempla centenas de espetáculos e milhares de artistas e, por ainda vivermos um momento incerto quanto à pandemia de Covid-19, a direção do Festival decidiu, por agora, adiar o evento. No entanto, o Festival na Rua promete levar toda a atmosfera do Fringe para as praças e parques de Curitiba e Região Metropolitana em 10 palcos com atrações teatrais e musicais. São companhias locais que vão se apresentar de forma totalmente gratuita. O “Circuito Espaço Aberto” também vai levar o público para diversos teatros da cidade com uma programação pra lá de especial. Ou seja, o Festival de Curitiba em sua 30° é uma gama de atrações para os mais diversos gostos e idades. 

Confira a programação oficial e encontre uma atração que é a sua cara, pois o Festival de Curitiba foi feito e dedicado para você.

Exposição Viva! 30 anos

| História

O Festival de Curitiba começa como um presente de aniversário para a cidade em 1992 e inaugura um capítulo brilhante no calendário da cultura brasileira. Desde então promove o encontro das artes com o entretenimento na capital do Paraná e reforça a cada edição a marca de maior Festival de artes cênicas da América Latina.

No ano de 1998, o Festival de Curitiba importa a primeira edição do Fringe, uma mostra que surge espontaneamente em 1947, em Edimburgo, na Escócia. O Fringe nasce quando companhias de teatro que não estavam na programação do Festival Internacional de Edimburgo resolvem criar um evento paralelo à margem do oficial – a partir desta data, outros formatos do Fringe surgem pelo mundo e em Curitiba não seria diferente. O espaço aberto, democrático e sem curadoria recebe companhias artísticas do Brasil e do mundo que vêm ao Festival em busca de visibilidade, audiência e crítica especializada.

Novos públicos buscam novas alternativas de entretenimento e em 2004, acontece a primeira versão do Risorama que reúne grandes nomes do stand-up comedy nacional. Cinco anos depois, em 2008, é hora do Gastronomix celebrar a gastronomia e a música em uma programação única que contempla as criações de chefs renomados no cenário.

No mesmo ano tem início o Programa Guritiba, que promove a formação de plateia em áreas de vulnerabilidade social e atua em pilares como educação, arte e apropriação de espaços culturais da cidade. Na sequência, em 2009, o MishMash inaugura a magia das artes circenses no roteiro do Festival e, finalmente em 2017, começam as Interlocuções, onde oficinas, encontros críticos, palestras e outras atrações aprofundam os debates propostos pelos espetáculos do Festival.

Em 2020, por conta da Pandemia do Covid-19 o Festival não aconteceu de forma presencial, mas em Setembro realizamos o FestOnline. Na programação, o aclamado cantor, compositor e rapper paulista Emicida foi o convidado para abrir a programação online com o seu projeto “Emicida – Live Show”. Tivemos também um bate-papo sobre Mediação Teatral com convidados especialistas no assunto, o Curso “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém e ainda o espetáculo “Antunes Filho : $odoma \G/omorra”, com Matheus Nachtergaele, Grace Passô e grande elenco.!

Agora estamos nos preparando para 2022, onde faremos o nosso grande retorno! Estamos ansiosos para voltar!