FERROVIA : NOVO TRAÇADO BENEFICIARÁ O TURISMO

 Nova Ferroeste, estrada de ferro que vai ligar Maracaju (MS) Porto de Paranaguá já tem uma coisa é certa: a nova ferrovia não passará por Curitiba. O novo traçado prevê que a partir da Lapa o trem siga para Paranaguá, margeando a BR 277.

Com esse traçado , a maioria dos trens de carga que hoje passa por dentro da capital, cortando os bairros das regiões Sul e Leste, poderá deixar de trafegar, começando a solucionar um problema de décadas e atendendo a uma reivindicação antiga dos curitibanos.

Não será ainda a extinção completa dos apitos de trem em meio aos prédios da cidade, porque continuarão a circular ainda os comboios que vêm de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré, carregados com cimento com destino à rodoferroviária, passando pelos bairros da região Norte. Estes deixarão de circular por dentro da cidade apenas depois da construção do contorno ferroviário, obra que integra a prorrogação da Malha Sul, ainda sem data prevista.“Curitiba tem que resolver o conflito entre a ferrovia e a cidade e a Nova Ferroeste vai começar a solucionar esse problema”, afirma Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário. Segundo ele, o trilho que hoje passa por Curitiba e deixará de ser usado para o transporte de carga poderá servir para instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), como apoio ao sistema de transporte urbano.

EXCELENTE NOTÍCIA TAMBÉM PARA AS CIDADES HISTÓRICAS DO PARANÁ: 

A centenária ferrovia da Serra do Mar, por outro lado, poderá explorar mais intensamente seu potencial turístico, com viagens diárias de trens de passageiros, que hoje não são possíveis devido à disputa de espaço com a carga pesada.