Encontro de Caminhos no 5º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo

Nesta terça-feira (26), a Universidade Federal do Paraná foi palco da abertura do 5º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, reunindo lideranças, pesquisadores e entusiastas desse segmento que cresce em todo o país. Entre os presentes, o empresário lapeano e coordenador do Caminho dos Monges, Márcio Assad, que
teve importante diálogo com o deputado estadual Goura, reconhecido defensor da mobilidade ativa e do turismo sustentável.

O encontro revelou sintonia de pautas. Goura já trazia referências positivas do trabalho de Assad na Lapa, que tem gerado conexões com Santa Catarina e São Paulo. O parlamentar aproveitou para compartilhar a novidade: protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 503/2025, que institui a Rota Turística do Rio da Várzea, um trajeto de 180 quilômetros costurando natureza, cultura e mobilidade ativa por oito municípios: Tijucas do Sul, Mandirituba, Agudos do Sul, Quitandinha, Campo do Tenente, Lapa, Rio Negro e São José dos Pinhais.

Segundo Goura, “A Rota Turística do Rio da Várzea foi pensada como um instrumento de valorização de toda a bacia hidrográfica, conectando as pessoas ao rio com atividades de ecoturismo e lazer. Nosso objetivo é transformar esse território num eixo de desenvolvimento sustentável, com protagonismo local e respeito ao meio ambiente”.

Assad, por sua vez, reforçou o slogan que criou para o projeto dos caminhos históricos: “Os caminhos da história passam por aqui”. Ele defende a integração de grandes trajetos que resgatam a memória do Paraná e do Brasil — como o Caminho do Peabirú, os Caminhos das Tropas e o próprio Caminho dos Monges. E agora, celebra a chegada da Rota Turística do Rio da Várzea, que se soma a esse mosaico cultural e turístico.