Turismo cultural de Castro, nos Campos Gerais do Paraná

Em 1774, a povoação, que era  parada de tropas , tornou- se Freguesia de Sant’Ana do Iapó;e em 1789 foi elevada à condição de Vila Nova de Castro, cujas fronteiras abrangiam grande parte do território do Paraná de hoje. De seu território foram desmembrados posteriormente os municípios de Guarapuava, Ponta Grossa, Tibagi, Piraí do sul, entre outros. No ano de 1857, a Vila Nova de Castro tornou-se cidade, a primeira após a emancipação do Paraná, da Província de São Paulo.

TURISMO CULTURAL

Conhecer Castro, uma das cidades mais antigas do Paraná, e sua fascinante história é uma tarefa das mais prazerosas. Com um passeio pelo Centro Histórico e Cultural é possível fazer turismo e também aprender muito sobre a cidade e o Brasil. São construções seculares que preservam a memória de Castro e guardam preciosos documentos e objetos.
De Pouso de Tropeiros no século XVIII a Pouso do Iapó, Freguesia de Sant’Ana do Iapó, Vila Nova de Castro e finalmente Castro. O tropeirismo, os costumes, a arquitetura, a religiosidade e a chegada dos imigrantes, tudo está registrado no Museu do Tropeiro, Casa de Sinhara, Casa da Praça, Casa da Cultura e Igreja Matriz de Sant’Anna. Saindo um pouco da área central, temos a Estação Ferroviária, Centro Cultural Castrolanda, Memorial da Imigração Holandesa e Museu do Imigrante Alemão na Colônia Terra Nova.

Quer saber mais sobre Castro, a região dos Campos Gerais e das cidades históricas do Paraná? Nos acompanhe: www.tourpr.com.br