Dia de Santos Reis: tradições e bênçãos

Dia de Santos Reis: tradições e bênçãos O Dia de Santos Reis foi criado, de acordo com a cultura popular, para homenagear os reis magos que presentearam o menino Jesus. No Brasil o dia reservado é 6 de janeiro quando também, tradicionalmente, é a data escolhida para desmontar os presépios e enfeites de natal, especialmente nos lares católicos.

Comumente chamada de Folia de reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é parte do folclore brasileiro, possuindo caráter cultural e religioso.

Na realidade, trata-se de um ciclo de celebração do advento de Cristo, que se encerra no dia de Santo Reis e muitas famílias fazem da comemoração de Reis parte da tradição natalina. Famílias inteiras costumam reunir-se para encerar as celebrações, com a guarda das árvores, bolas, sinos, velas e todo e qualquer objeto de decoração do Natal.

Trata-se de uma tradição católica, trazido ao Brasil por portugueses e espanhóis. Uma Epifania, que significa a grande manifestação de um Deus que veio ao encontro de seu povo.

Dentre os estados onde a tradição está mais presente estão o Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Sexta feira da proteção, em Salvador-BA

Hoje é a sexta feira da proteção, na Basílica do Senhor do Bomfim, em Salvador. Muita celebração, manifestação de fé e emoção na capital baiana. Estima-se o número de 100 mil pessoas presentes e a celebração de 10 missas, celebradas do lado de fora da basílica. Pessoas sobem a colina sagrada vestidas de branco, na esperança de proteção para o novo ano que se inicia.

Após a missa ocorre o ato de bênção de objetos pessoais. Muitos levam chaves de casa, de carro e até carteira de trabalho. São ainda feitos pedidos no altar e muitos amarram a fitinha do Senhor do Bonfim no gradil da igreja.

 

O gradil da Igreja do Bonfim colorida de fitas e pedidos. Fonte: https://naoecaroviajar.com.br/igreja-senhor-do-bonfim-salvador-bahia-brasil/

 
Dia 12, próxima 5 a feira, acontecerá a famosa cerimônia de lavagem do Bonfim, com movimentação de milhares de turistas, especialmente na cidade baixa. Também no dia 15 acontecerá a procissão dos três pedidos. Todas as fitinhas serão queimadas, com a promessa de que os pedidos chegarão ao céu mais rapidamente.

Em Salvador as comemorações do Dia de reis é também chamada de Reisado. Nas ruas da lapinha os ternos simbolizam as paróquias.

 

 

 

Dia de Reis no Espírito Santo

Um dos estados de celebração mais forte do Dia de Reis é o Espírito Santo. Em 2016, a cidade de Muqui já sediou encontro de Folia de Reis pela 66ª vez no estado.

Grupos folclóricos desfilam em Muqui-ES, Foto Divulgação/ PMM
Procissão em Muqui-ES, 2016. Foto Divulgação/PMM
Os palhaços representam soldados do rei Herodes. Foto Divulgação/PMM

Os Giros, no Tocantins

Em Monte do Carmo, cidade histórica do estado de Tocantins, há mais de 200 anos a primeira semana de cada ano é reservada para comemoração. A comunidade se organiza para festejar os “giros”, que são as visitas dos foliões durante as noites. Centenas de voluntário participam da produção de alimentos para a festa.

As folias, ou visitas, ocorrem durante a noite, como os reis magos originais, que guiados pela estrela guia de Belém encontraram o menino Jesus.

Os foliões levam, de casa em casa, muita alegria e reverência, com tambores e orações, varando a madrugada, num esforço de visitar o máximo possível de famílias. Na realidade, trata-se de uma bonita tradição que é passada de geração em geração, carregados de muita fé e esperança.

Reisado no triângulo Mineiro

Especialmente em Uberaba as manifestações de folia de Reis misturam fé, cor e alegria. São mais de 100 grupos de foliões que percorrem a região.

Folia de Reis em Goiás

Também em Goiás as cores fortes e a alegria dos foliões de Reis encantam a todos, tanto na capital quanto no interior. As festas acontecem ao longo de 9 dias, tal qual o tempo que os reis magos levaram para encontrar o menino Jesus, em Belém. Os grupos agradecem as graças alcançadas.

Em Curitiba, a bênção dos capuchinhos

acreditava-se que a primeira sexta feira de cada ano era dia de azar e, para desmistificar essa crendice, desde 1952 (há 70 anos), os freis capuchinhos criaram a tradição de abençoar a população paranaense. Milhares de motoristas aguardam para receber as bênçãos. Hoje iniciaram-se às 5 da manhã e se estendem até 20:30 horas. A estimativa é que cerca de 10 mil veículos sejam abençoados.

Mesmo quem passa à pé pode receber as bênçãos dos capuchinhos, numa tenda armada nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Tradicionalmente as pessoas levam seus veículos, animais de estimação e até garrafas de água para serem abençoadas.

Os organizadores do evento criaram uma logística que possibilita revezamento para garantir agilidade e acesso a todos às possibilidades de um ano cheio de bênçãos. São cerca de 50 freis envolvidos nas celebrações.

Foto: Divulgação. https://massanews.com
Arquivos Bem Paraná. https:bemparana.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A capital paranaense também mantém a tradição de comemorar o Dia de Reis. Um exemplo foram os Autos, representados em 2019, para cerca de 4 mil pessoas, em dez regionais.

Auto de Reis (Rua da Cidadania, Boa Vista). Curitiba. 09/01/2019. Foto: Ricardo Marajó/FAS

 

 

REFERÊNCIAS:

Benção dos capuchinhos acontece nesta sexta-feira em Curitiba. Disponível em: https://massanews.com/noticia/parana/curitiba/bencao-capuchinhos-curitiba-sexta/. Acesso em 6/1/23

Capuchinhos fazem a tradicional bênção dos carros nas Mercês na próxima semana. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/capuchinhos-fazem-a-tradicional-bencao-dos-carros-nas-merces-na-proxima-semana. Acesso em 6/1/23.

Jornal Hoje 06/01/2023 Sexta Feira Completo. Globo. G1. Acesso em 6/1/23

Folia de Reis. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/folia-de-reis/. Acesso em 6/1/23

Muqui celebra encontro de Folia de Reis pela 66ª vez no ES. Disponível em:https://g1.globo.com/espirito-santo/musica/noticia/2016/08/muqui-celebra-encontro-defolia-de-reis-pela-66-vez-no-es.html . Acesso em: 6/1/23

 

Cássia Araújo e Souza, Historiadora

Sany E. A. Souza, Turismóloga