DAS LIÇÕES DO “NHO XANDE” AO APRENDIZ ERVATEIRO:
Por Márcio Assad
De uma parceria improvável entre um menino curioso e um senhor, dono de uma das mentes mais privilegiadas que conheci, nasceu uma intenção, que abre a nova década de projetos da UNILT – Universidade Livre do Tropeirismo: o Aprendiz Ervateiro, um programa didático-pedagógico , que assim como os “irmãos” Aprendiz de Tropeiro e Aprendiz Ferroviário, vem como complemento as informações de sla de aula a respeito de temas com conteúdo histórico. A erva-mate está no cabedal de estudos e projetos da UNILT, que trata desde o Caminhos da Tropas aos caminhos de férreo, nas trilhas de São João Maria, tudo isso entrelaçado com os ciclos econômicos da erva-mate e da madeira e importância do rio Iguaçu.
Mas quem foi “Nho Xande” , nosso inspirador?
Em rápidas palavras eu o descreveria como um intelectual com a simplicidade de um camponês. Certa feita sua sobrinha Marilene Weinhardt , doutoras em letras pela UFPR – Universidade Federal do Paraná comentou que seu tio; ” soube circular da mesma forma por gabinetes políticos e cozinhas de chão batido, por salões de bailes ou currais”. Empresário. cronista, trovador e de uma religiosidade admirável em sua devoção a Maria. Seu Alexandre como eu o chamava, me honrou ao prefaciar meu livro voltado ao publico infantil: “Pipa a mulinha que conta histórias”. Passei muitas tardes de minha juventude, sorvendo um bom mate com a erva legendária e suas palavras de ensinamento , na sede da Incomate empresa da qual era proprietário, tradição seguida por meu filho Kallil, que tinha até hora marcada com o Mestre, às 15h00, uma vez por semana. Na foto de destaque da matéria Kallil e Seu Alexandre, em palestra realizada pela dupla” em colégios de Curitiba com a temática dos ciclos econômicos do Paraná, destacando a importância da erva-mate.
Hoje “Nho Xande” , faz parte de nossas memórias e histórias e Kallil é coordenador geral da UNILT e quer levar adiante, como uma das metas da nova década da instituição é fazer valer o legado de grandes homens, seus estudos e histórias. Seu Alexandre VIVE e viverá cada vez que uma criança, jovem ou adulto, estudante ou professor , participar de um dos projetos da UNILT, sempre fala o Kallil… que assim descreve o Mestre: ” Um Ser ímpar, que eu elegeria como o lapeano do Século”.
Saiba mais sobre o programa Aprendiz Ervateiro, acompanhando as matérias aqui no : tourpr.com.br