PELA TERRA, PELO AR E PELO MAR: O TURISMO DO PARANÁ ESTÁ DECOLANDO
O turismo no Paraná tem alcançado grandes conquistas e voado alto, impulsionado pelos esforços do governo do Estado. Esta semana, terça (31/10) realizou-se o congresso regional de turismo promovido pela ADETUR Rotas do Pinhão, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, o Programa Pró-Metrópole, a Fecomércio-PR , SEBRAE-PR, OBSTUR – Observatório do Turismo do Paraná e teve como tema principal “Destinos Turísticos Inteligentes”. O evento contou com a presença de todos os municípios da região metropolitana, além de representantes do litoral e dos Campos Gerais, no Fórum, além do tema central foram celebrados os sucessos alcançados.
No mesmo dia, Curitiba recebeu uma novidade que promete impulsionar ainda mais o setor: o voo internacional da companhia aérea Azul inaugurou o trecho Curitiba-Montevidéu, partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Essa nova rota, anunciada pelo governador Ratinho Júnior em maio, representa não apenas uma ampliação das opções de viagem para os paranaenses, mas também uma oportunidade de atrair turistas estrangeiros para o Estado.
Além disso, é importante ressaltar que a aeronave que realiza esse voo internacional foi adesivada com a mensagem “Visite o Paraná”, como forma de incentivar a vinda de turistas ao Estado. Essa estratégia de marketing vem sendo adotada não apenas pela companhia aérea Azul, mas também pela viação Catarinense, que adesivou seus ônibus com a mesma mensagem. Essas ações têm como objetivo divulgar o Paraná tanto pela terra quanto pelo ar, aumentando a visibilidade e a atratividade do Estado como destino turístico.
O Estado tem se destacado cada vez mais como um destino turístico de excelência e as perspectivas, são as melhores possíveis. A inauguração do novo voo internacional e a divulgação do Paraná tanto pela terra quanto pelo ar são apenas alguns exemplos dos esforços empreendidos para impulsionar o setor. O futuro do turismo no Paraná é promissor e continuará voando cada vez mais alto. E para fechar a coluna desta semana com “Chave de Ouro”, cito com extrema alegria o desembarque triunfal do Natal de Curitiba nos Estados Unidos, com a divulgação em um dos telões da Times Square, em Nova Iorque, conhecida por ser a “Avenida Mais Famosa do Mundo”. Na próxima coluna, trataremos de outra conquista que completa os elemento agua (mar), falarei sobre a temporada de cruzeiros marítimos.
Coluna: Culturistar por Márcio Assad.