Pioneirismo no Turismo Férreo: Uma Jornada de Desafios e Conquistas
Olá pessoal, hoje vou compartilhar com vocês um pouco da minha história como pioneiro no turismo férreo no Brasil. Em 1983, recebi um convite especial do prefeito Dr. Wilson Moreira Montenegro para assumir a direção do histórico Theatro São da Lapa, minha terra natal. Além disso, também fui encarregado de lidar com a cultura, o esporte e o turismo do município. Uma responsabilidade e tanto!
Naquela época, o turismo ainda era algo raro no Brasil, e no Paraná, então, nem se fala. O maior símbolo turístico retratado em cartazes pela Paranatur era a “taça” de Vila Velha. Foz do Iguaçu também dava seus primeiros passos na modernização da infraestrutura, hospitalidade e gastronomia.
Com a coragem que a juventude me emprestava, decidi me dedicar especialmente ao desenvolvimento do turismo, uma vez que os outros assuntos já possuíam certa estrutura em funcionamento. Em busca de parcerias, cruzei o caminho de um verdadeiro gênio chamado Francisco Canola Teixeira, responsável pelo órgão de turismo de Pomerode e também auxiliando Jaraguá do Sul (SC). Outro grande parceiro que se juntou a nós foi Luiz Eduardo Nunes da Costa, dono da empresa Jaraguá Turismo na época, que nos ofereceu suporte com agilidade que não conseguiríamos pelo poder público.
Com um objetivo em comum, procuramos a prefeitura de Curitiba, mais especificamente a Fundação Cultural de Curitiba, para participar do projeto. Fortalecidos por uma espécie de conselho de turismo, já que a capital paranaense ainda não possuía um órgão municipal para a pasta, fomos até a RFFSA- Rede Ferroviária Federal S/A, que acolheu nossas propostas. Assim nasceu o primeiro projeto de turismo férreo do Brasil, envolvendo Paraná e Santa Catarina. Lançamos o programa durante o Congresso Nacional da ABAV em Brasília, no ano de 1986.
O pacote turístico, que envolvia o trajeto com as litorinas, ônibus que acompanhavam todo o trajeto, para deslocamentos e retorno a origem, melhores hotéis e restaurantes e um inédito serviço de receptivo, foi um sucesso absoluto. Mantivemos lotação total e chegamos a ter duas saídas por mês, oriundas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde também embarcavam passageiros de outros estados e estrangeiros. O turismo férreo conquistou o coração dos viajantes e da mídia especializada nacional, e ofereceu uma experiência única e encantadora até a privatização da RFFSA.
Se você quiser saber mais sobre essa jornada incrível, fique à vontade para entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 99986-1011. Teremos prazer em compartilhar mais detalhes com você.
Até a próxima, lembrando: culturistar é preciso