“COZINHE COM ANA” DE HOJE, 02/02, TE ENSINA A FAZER UM DELICIOSO YAKISOBA

Hoje a chefe Ana, vai te ensinar a fazer uma deliciosa receita de yakisoba, prato muito conhecido em todo o mundo.
O programa “Cozinhe com Ana”, começa às 21h na TV Paraná Turismo, canal 9 na TV aberta, e no YouTube, pelo canal da TV Tour Paraná.

 

A origem do tradicional yakisoba

Yakisoba significa “macarrão frito em molho”. Sem dúvida, uma definição bastante precisa de como é esse prato, que é um dos mais famosos do mundo. Assim, de forma resumida, este carboidrato é refogado junto com diversos ingredientes, como legumes e carnes.

Parte do seu sucesso, é que ele pode ser feito de várias maneiras, portanto, dá uma boa margem para o chef inovar e criar. Muitos já provaram essa iguaria, afinal, ela está presente em diversos países, no entanto, poucos conhecem a sua origem, que você vai ver a seguir.

O yakisoba veio da China ou do Japão?

Quem nunca provou esse prato, com certeza, já ouviu falar dele. Dessa forma, o yakisoba tradicional tem origem chinesa, mas a sua fama e reconhecimento aconteceu mesmo no Japão.

Ele é um dos mais conhecidos do mundo e apreciado em diferentes países. Assim, ele é um prato bem simples, na verdade, já que é macarrão refogado com vários legumes e tipos de carne.

Também é muito bem temperado e, por fim, a fim de agregar mais sabor, possui um molho especial. Muitos o comparam ao inglês, mas o do yakisoba é mais espesso.

A sua origem no Japão

Vale destacar que ele é um prato chinês, só que a sua fama aconteceu no Japão. De fato, tudo começou quando o macarrão da China, o chuukamen, usado no yakissoba chegou ao Japão, na era Edo, entre os séculos 17 e 19.

De início, a popularidade do macarrão era apenas entre os mais privilegiados, a população em geral, não tinha acesso a ele.

Já na Era Meiji, entre os séculos XIX e XX, ocorreu a abertura dos portos, o que mudaria tudo a partir dali.

A popularização deste prato tradicional

Neste período, surgiram novos bairros, bem como comércios. Dessa forma, vários deles começaram a oferecer aos fregueses o macarrão da China. Com isso, o prato e suas qualidades se alastraram pelo país de forma rápida.

Alimento de guerra

No fim da Segunda Guerra Mundial, o yakisoba se tornou popular entre os soldados, por ser um alimento prático e barato. Além disso, saciou muitos homens em um período onde o racionamento de alimentos estava vigente.

Vale destacar que nessa época, eles misturavam repolho ao macarrão e cozinhavam tudo no vapor. Em seguida, acrescentavam o molho inglês ou de shoyu. Só mais tarde que ele ganhou um próprio: o sauce yakissoba.

Fatos curiosos sobre o yakisoba

Apesar do nome da iguaria conter “soba” no título, a sua receita leva um tipo diferente de macarrão: o ramen.

Existe uma outra variação do prato usando “udon” que é nomeado de yakiudon. Por outro lado, o yakisoba chinês se difere do japonês em dois detalhes:

  • O primeiro é mais rico em gordura;
  • E os ingredientes utilizados em cada país.

A respeito dos itens de preparo, em geral, pode-se usar os seguintes:

  • Repolho, cenoura, brócolis;
  • Cebola, alho-poró;
  • Molho de ostras, pó de alga, furikake;
  • Além disso, carnes de frango, porco, camarão, lula e demais frutos do mar.

Os japoneses também criaram um pão como o do hot dog, feito a partir do próprio yakissoba. A mistura, sem dúvida, pode parecer estranha, afinal são dois tipos de massas juntos, mas há quem goste.

Uma refeição saborosa e cheia de nutrientes

Esse prato típico, além de gostoso, é nutritivo e recheado de sabores. Por isso, é um dos mais populares do mundo.

Texto: nonnafit