CORREDOR TURÍSTICO CIDADES TROPEIRAS SERÁ RETOMADO NO PARANÁ

Seu criador, Marcio Assad está empenhado em resgatar seu projeto original de 2001.

O Paraná se prepara para um resgate cultural significativo com a retomada do Programa de Turismo Tropeiro. Proposto pelo empresário lapeano Marcio Anis Mattar Assad em 2001, o Corredor Turístico Caminhos das Tropas foi um dos programas mais completos para o desenvolvimento do turismo regional no Brasil. Originalmente apresentado aos prefeitos e secretários de cultura e turismo das cidades que compõem o caminho das tropas no Paraná, o projeto foi dividido em três fases. Contudo, seu destino foi desviado por intervenções de órgãos e instituições que o afastaram do foco principal.

Agora, com mais experiência e menos ingenuidade, Assad retoma o projeto, desta vez através da iniciativa privada e de forma gradual. O plano é desenvolver o produto turístico passo a passo, iniciando pelas cidades mais próximas e envolvendo empresários interessados em operar o programa. A retomada começará entre os municípios de Lapa, Palmeira e Campo Magro. Este último, inclusive, tem seu nome ligado a um episódio com uma tropa em 1894 durante a Revolução Federalista.

Esses municípios, ricos em história, cultura e belezas naturais, que serviram de abrigo para os tropeiros durante suas jornadas, agora serão palco de cavalgadas e passeios turísticos. A proposta visa reunir cultura, tradições, história e a rica gastronomia da região, oferecendo uma experiência autêntica e envolvente aos visitantes.

As visitas técnicas para essa retomada já começaram por Palmeira ( nas fotos comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira) . No último dia 14/06, Assad esteve no Museu Sítio Minguinho do renomado escritor Arnoldo Monteiro Bach, que comentou: “A honrosa visita do historiador Márcio Assad. Em uma imersão cultural, durante à tarde, interagimos percorrendo todos os espaços do Museu. O amigo Márcio é referência nacional sobre o Tropeirismo, ciclo mais importante do Brasil Colonial. Com mais de 40 anos dedicados a estudar a valiosa contribuição dos Tropeiros na formação de cidades, gastronomia, costumes, nomes de lugares, Márcio esteve em Palmeira, quando, à noite, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, proferiu palestra sobre o tema. Na oportunidade, apresentou sua nova publicação: Pipa, a mulinha que conta Histórias. Voltada para o público infantil, a obra tem como objetivo servir de apoio pedagógico às escolas, mostrando a relevância que os Tropeiros tiveram. Parabéns Márcio pela paixão e maestria com que tem abordado essa temática que empolga e emociona!” Conheça um pouco do Museu Sítio Minguinho no vídeo anexo.

A retomada tem o total apoio da ULT – União dos Tropeiros da Lapa da qual Assad faz parte e do Grupo de Tropeiros de Palmeira capitaneado pelo seu presidente José Alfredo Schamme, a redação também ouviu Ernani Bitencourt que nos disse estar muito feliz e que trabalha com afinco por essa reromada. Ernani é formado em ciências eqüinas e condutor de turismo de aventura, coordenador do grupo Pé na trilha, presidente do Conselho de Turismo e Palmeira e em breve estará atuando como Guia de turismo regional credenciado.

Interessados do trade turístico das cidades mencionadas podem entrar em contato com Marcio Assad para mais detalhes sobre as novas propostas pelo telefone/WhatsApp: (41) 99986-1011. Com o apoio de empresários locais e a estruturação cuidadosa do projeto, a retomada do Programa de Turismo Tropeiro promete revitalizar e valorizar ainda mais o patrimônio cultural do Paraná.