Copa do Mundo 2022: venha conhecer os oito estádios do Catar

Como bons amantes de futebol, nós brasileiros estamos ansiosos para o início da Copa do Mundo de Futebol que ocorrerá neste domingo (20) no Catar, Emirados Árabes. O maior evento de futebol do mundo, pela primeira vez, acontecerá em um país árabe, e com certeza essa é uma grande oportunidade para mostrarem ao mundo que são grandemente capazes de serem bons anfitriões, além de prometerem maravilhar os hóspedes com seus belos estádios.

Oito arenas foram preparadas para as partidas, sendo uma reformada e sete construídas. Cada estrutura foi esmeradamente criada com um design único e um toque da cultura local.
O país também tem planos para o futuro dos estádios, evitando que os mesmos fiquem em desuso.

Vamos conhecer os estádios que sediarão a Copa Catar 2022?

 

 

Estádio Al Bayt

O estádio Al Bayt foi escolhido para a partida de abertura da Copa do Mundo, tendo a capacidade para 60 mil pessoas. Com design inspirado em tendas chamadas “bayt al sha’ar”, usadas antigamente pelos povos nômadas do Catar e da região do Golfo Pérsico, a arena será reutilizada como um espaço comercial após a Copa.

 

Estádio Khalifa International

 

Este é o único estádio que foi “reaproveitado”. Construído em 1976, a arena Khalifa foi reformado para sediar os jogos da Copa do Mundo.
Localizado na capital, Doha, após as reformas, tem capacidade para 40 mil pessoas.

Estádio Al Thumama

Tendo como inspiração a tradicional touca usada pelos homens muçulmanos, “gahfiya”, o estádio Al Thumama tem capacidade para 40 mil pessoas e também fica na Capital.
Em torno do estádio também haverá um centro esportivo, com espaços para vôlei, basquete, handebol e piscina para natação.

 

 Estádio Education City

O estádio fica em uma região próxima de universidades, na cidade de Al Rayyan. Após a Copa, o espaço será utilizado como centro esportivo para a comunidade.
O design da arena lembra diamantes, que mudam conforme reflexo da luz do sol durante o dia.

 

Estádio Al Janoub

Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio foi inspirado nos barcos “dhow”, que são veleiros tradicionais na região do Mar Vermelho, utilizados para pesca e caça de pérolas.

 

Estádio Lusail

O design da arena Lusail utilizou como inspiração a lanterna “fanar”, enfeitando sua fachada com os traços característicos deste tradicional artesanato árabe e islâmico.
Sendo o estádio com maior capacidade (80 mil pessoas), sediará a última cerimônia da Copa 2022.

Após os jogos da Copa, o espaço poderá se transformar em um espaço para a comunidade.

 

Estádio Ahmad bin Ali

O mesmo lugar que hoje abriga o estádio Ahmad bin Ali, costumava ser o estádio sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club. Após a Copa, o edifício servirá como nova casa para o clube.
Localizado ao lado do deserto do Catar e com capacidade para 40 mil pessoas, a arena chama atenção pelos brilhos ao seu redor.

 

Estádio 974

O estádio 974 veio para enovar e é cheio de curiosidades. Começando pelo número escolhido para nomear o estádio, 974, que é o código de discagem internacional do Catar. Além disso, este é o primeiro estádio da Fifa que poderá ser completamente desmontado e reutilizado, pois foi feito com contêineres marítimos. Também trazendo a cultura local, esses contêineres foram usados para homenagear a atividade pecuária da cidade, que é à beira-mar.

 

 

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/conheca-os-estadios-que-vao-receber-a-copa-do-mundo-no-catar/

FOTOS: Divulgação

 

Sany E. A. Souza, Turismóloga