Câmara de Sorocaba – SP celebra Dia do Tropeirismo de forma híbrida
Para celebrar o Dia do Tropeirismo e a Semana do Tropeirismo, a Câmara Municipal realizou na noite desta segunda-feira dia 24 de maio, uma sessão solene comemorativa. Da mesma forma que nos anos anteriores inúmeras personalidades ligadas as tradições tropeiras se fizeram presentes, no entanto dessa feita o evento seguindo todas as normas e protocolos sanitários foram seguidos rigorosamente e o evento ocorreu de forma hibrida , ou seja, de forma presencial e online. A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), Vice Presidente do doi legislativo sorocabano e autor de leis que valorizam a memória tropeira em Sorocaba. A cerimônia teve transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa e também já está disposição na página da UNILT no facebook: Universidade Livre do Tropeirismo @uniltropeirismo
“Figuras importantes na história paulista e de todo o Brasil Meridional , os tropeiros estão profundamente ligados à identidade do interior. Os tropeiros foram responsáveis por tanger animais muares, cavalares e bovinos , para as Minas Gerais no Ciclo do Ouro, também para o trabalho nas fazendas de café de São Pulo e Rio de Janeiro e com as bestas trazidas do Sul para serem comercializadas na grande feira de Sorocaba , seguiam para outras regiões para também levarem mercadorias ( mulas arreadas) . O tropeirismo também foi responsável por um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil colônia e mudou o mapa do Brasil, indo contra o tratado de Tordesilhas que partilhou o território entre Portugal e Espanha, sendo que onde hoje é a região Sul brasileira seria espanhola e que pelo movimento dos tropeiros , abertura de estradas e ocupações ao longo do caminho que se tornaram paragens , depois freguesias vilas e cidades, de posse de Portugal de quem o Brasil era colônia.
O evento contou com apresentações culturais, as palavras do presidente e propositor da sessão solene Vereador Luis Santos, também do vereador Fabio Simoa e da vereadora Yara Bernardes, que trouxe novidades da comissão de turismo em relação ao encaminhamento da proposição do Parque dos Tropeiros. Dando sequencia tomou a palavra o tropeirista Márcio Assad , decano da UNILT – Universidade Livre do Troperismo , com sede na histórica cidade da Lapa no Paraná , cidade irmã de Sorocaba, com leis aprovadas nos dois municípios, pelas fortes ligações históricas entre eles, Assad versou sobre a importância da preservação da história brasileira e convidou a todos para a celebração dos onze anos da UNILT , que terá como palestra magistral: “A história do Tropeirismo na era digital”. Usaram da palavra também a Professora Sonia Paz do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, Orailson Pereira da Silva, representado o movimento tropeiro de Sorocaba e o mestre Geraldo Bonadio da Academia Sorocabana de Letra. Em nome de todos os homenageados falou o tropeirista de Iperó, Edson Nogueira “Pacote” , presidente da ACTTIR – Associação de Cultura Tropeira de Iperó e Região.
Luis Santos encerrou o evento com seu tradicional carinhop pelo tema pois alémde outras ações e projetos é autor da Lei 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas, bem como em locais de fácil acesso à população, sem cobrança de ingressos. Também é autor da Lei 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”.