ADETUR ROTAS DO PINHÃO SE REÚNE NA LAPA

| Representantes dos municípios conheceram novas propostas para a região

A Agencia de Desenvolvimento do Turismo que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Sudeste fez sua assembleia geral ordinária na Lapa. Além dos assuntos protocolares os participantes realizaram visita técnica no centro histórico, Parque do Monge e o mais novo e revolucionário empreendimento turístico do Paraná: a Casa do Anfitrião, idealizado pelo empresário e ativista da Natureza, Márcio Assad.

Sob o comando do Presidente da entidade de governança Eroz Tozetto – empreendedor do parque Campo Mago – do município da Campo Magro os participantes do evento conheceram os projetos ligados ao turismo religioso, de natureza e programas de educação ambiental de abrangência regional, que estão sendo desenvolvidos no novo equipamento que também é sede do Núcleo Lapeano da APAVE – Associação dos Protetores de Áreas Verdes do Paraná.

Casa do Anfitrião

A casa do Monge, atual Casa do Anfitrião faz 45 anos esse ano. Foi construída por um funcionário da empresa DaGranja S/A, um pouco antes da sua inauguração no ano de 1975. Nos anos 2000, o empresário Márcio Anis Mattar Assad, instalou seu escritório de Consultoria de Marketing e Turismo, Planejamento e Execução de Projetos Turísticos, Promoção de Eventos Turísticos e Turismo Rural.

Em 2021, Márcio Assad iniciou a restauração do imóvel para a instalação da Casa do Anfitrião – Monge da Lapa. Dedicado às áreas do turismo receptivo há mais de quarenta anos e tendo sua vida toda ligada ao morro do Monge, onde sua família foi pioneira na região com a Chácara Miraluz há mais de setenta anos; Márcio e seu pai Elias Assad, foram proprietários da Lanchonete Ermitão Ltda, dentro do perímetro do Parque do Monge, sendo que ainda são detentores da área no registro de imóveis da comarca da Lapa.

A Casa do Anfitrião terá como objetivo principal acolher os visitantes e turistas, no conceito turístico muito apontado na era pós-pandêmica, o da experiência. Experiência na vivência de um morador que recebe na sua cozinha, cevando um bom chimarrão para contar causos e histórias, como também, ser sede e ponto de apoio de pesquisas relacionadas ao amplo bioma “Monge da Lapa”, promovendo a educação ambiental a grupos de estudantes de todos os ciclos de aprendizagem. Sem esquecermos de citar a operação de turismo de natureza, muito requisitado nestes caminhos.

Fonte: Assessoria Tour Paraná