MARIA FUMACINHA GANHA APOIO DO SECRETÁRIO RAFAEL GRECA
Maria Fumacinha da Lapa será símbolo dos 135 anos da Ferrovia Curitiba–Lapa
A cidade da Lapa reúne um dos mais expressivos patrimônios históricos do Paraná. Dos caminhos tropeiros do século XVIII à chegada da ferrovia no século XIX; das trilhas de São João Maria ao Cerco da Lapa na Revolução Federalista de 1893/94, a cidade construiu uma identidade marcada pela resistência, fé e memória.
Além desse patrimônio histórico reconhecido, a Lapa preserva também um patrimônio afetivo profundamente enraizado na população: a Maria Fumacinha, o “trenzinho do coração” dos lapeanos.
Construída em 1991 para homenagear o Centenário da Ferrovia Curitiba–Lapa (1891), a Maria Fumacinha está instalada há 35 anos na antiga Rua das Tropas e, agora, assume um novo papel simbólico e contemporâneo. Em 2026, ela será o símbolo oficial das comemorações dos 135 anos da ferrovia, unindo passado, presente e futuro.
Mais do que uma nova decoração, o monumento recebeu uma inovação tecnológica: a implantação de um QR Code, que transforma a Maria Fumacinha em um verdadeiro guia turístico eletrônico. Ao acessar o código, moradores e visitantes são direcionados a um vídeo que conta a história da cidade e apresenta, de forma didática e sensível, os principais pontos turísticos da Lapa.
Querida pela população e muito procurada por turistas para registros fotográficos, a Maria Fumacinha reafirma seu papel como símbolo de memória, pertencimento e acolhimento, reforçando o potencial turístico-cultural da cidade.
A Maria Fumacinha da Lapa segue encantando moradores e turistas e ultrapassou as fronteiras do município. O símbolo afetivo da cidade recebeu recentemente referência elogiosa em publicação oficial do secretário Rafael Greca, prefeito emérito de Curitiba, em seu perfil no Instagram.
Na postagem, Greca destaca os predicados de Márcio Assad, ressaltando seu valor histórico, cultural e afetivo em relação a história e a memória . A menção reforça o reconhecimento público da iniciativa, que alia memória ferroviária, identidade local e criatividade, projetando a Lapa no cenário cultural paranaense.

Instalada na antiga Rua das Tropas, a Maria Fumacinha tornou-se um dos pontos mais fotografados da cidade e símbolo do carinho da população lapeana, consolidando-se como referência de preservação da memória e de valorização do patrimônio histórico.
Mais informações:
📞 (41) 99986-1011

