Integração de IGrs: proposta dará grande impulso no turismo em 2025

A integração entre as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Paraná ganhará um novo capítulo em 2025, com a proposta apresentada em julho, durante o encontro realizado em Guarapuava, que reuniu representantes de todos os IGRs do estado.

A proposta apresentada por Eros Tozetto, presidente da ADETUR – Rotas do Pinhão, e Márcio Assad, vice-presidente e autor da nota técnica que embasa a iniciativa.

A ação que visa fortalecer a cooperação entre regiões, criando um modelo inovador de desenvolvimento turístico, que tornará as regiões tanto emissoras, como receptoras de fluxos turísticos fomentando assim efetivamente a atividade no estado de forma bilateral.

A ADETUR Rotas do Pinhão, que engloba 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, já se destaca por ações consistentes de fortalecimento do turismo regional, está contatando as outras instituições co-irmãs no estado.

De acordo com Márcio Assad
Essa articulação começou sinalizando uma nova etapa para o turismo no estado, além de não apenas fomentar as economias locais, mas também consolidar um exemplo de integração regional que inspirará certamente outras regiões e estados a adotar iniciativas semelhantes.

Márcio Assad destaca que as IGRs têm grande capilaridade regional, o que conferem uma vantagem competitiva em relação a outros órgãos e instituições de fomento ao turismo.

“A força das IGRs, está na sua proximidade com as realidades locais, permitindo ações mais estratégicas e integradas.

Isso é essencial para o desenvolvimento do turismo de forma planejada e sustentável”, finaliza Assad.