Calçadão da Rua XV recebe feira de inovação; veja as atrações

calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, recebe a Feira de Inovação do Vale do Pinhão a partir desta sexta-feira (10). Serviços, produtos e outras soluções com tecnologias inovadoras criadas por startups de Curitiba e da Região Metropolitana serão apresentados aos curitibanos no evento.

Hoje, a visitação da feira ocorre até as 18h, e no sábado (11) das 9h às 13h. Quem estiver de passagem pelo Calçadão da XV poderá conhecer produtos, processos e serviços inovadores criados por startups, empreendedores e outros representantes do ecossistema criativo do Vale do Pinhão em Curitiba e Região Metropolitana.

O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão é parte da programação comemorativa dos 330 anos de Curitiba e leva a discussão das cidades inteligentes para perto da população.

“O objetivo da feira é mostrar que o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por vários atores que buscam soluções e serviços para tornar Curitiba cada vez mais uma cidade inteligente para todos”, destaca a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

 

Carro elétrico e drones

Serão 30 startups demonstrando suas soluções, além de instituições como UFPR, Santa Casa e Receita Federal que também terão serviços inovadores à disposição do público.

Haverá exposição de carro elétrico, drones, um espaço de coworking, com computador e internet para o público, horta urbana inteligente, entre outras atrações.

Na Feira de Inovação, a Prefeitura vai mostrar algumas das soluções desenvolvidas e aplicadas na Capital, como o Fab Lab, os kits de robótica das escolas da rede municipal de ensino, o Farol do Saber Móvel e a demonstração das câmeras nos uniformes da Guarda Municipal, as bodycams.

No sábado (11), a Feira de Inovação Vale do Pinhão ganha o reforço da Feira de Serviços promovida pelo Centro Universitário Internacional Uninter no campus Garcez, com ações gratuitas de saúde, economia e bem estar, também na Boca Maldita, das 10h às 16h.

Os serviços serão oferecidos pelos cursos de graduação da Uninter. Na lista de ações, estão esclarecimentos sobre a declaração do imposto de renda, organização familiar, inserção no mercado de trabalho, oficina de hortas suspensas, orientações sobre direitos sociais e jurídica, como evitar a propagação de fake news e como fazer bom uso das mídias sociais.

Na área de Saúde, serão ofertadas auriculoterapia, massagem tuiná, ventosaterapia, liberação miofascial, avaliação postural, massagem, reflexologia podal, aferição da pressão arterial e de índice de massa corporal, identificação do tipo sanguíneo, orientações de primeiros socorros e avaliação de atividade física.