Valorização de patrimônio cultural: passeio de VLT por pontos históricos do Rio de Janeiro

VLT Carioca circulando pela Avenida Rio Branco, no Centro do Rio – Foto: Divulgação

O VLT (veículo leve sobre trilhos) destinou 3 linhas especiais para valorização do patrimônio cultural carioca. Essas linhas juntas, fazem 165 paradas, contemplando 300 anos de história do Rio de Janeiro. Todas as linhas percorrem o centro até a zona portuária, com destino final no aeroporto Santos Dumont.

  • Linha Azul: do aeroporto Santos Dumont até a rodoviária novo rio, cuja estação final é praia formosa;
  • Linha Verde: partindo da praça XV, se encerra no Saara;
  • Linha Amarela: percorre a partir da Cinelândia até a central do Brasil.

As linhas dispõem de horários e funcionamento diferenciados, iniciando 6 da manhã e encerrando 20 horas. Elas ainda disponibilizam um aplicativo com áudio guia e dicas com informações aos turistas, sobre atrativos do Centro do Rio, em 3 idiomas: português, espanhol e inglês. Trazem ainda dados históricos e curiosidades, por exemplo sobre detalhes dos estilos arquitetônicos de cada espaço cultural.

Trata-se de uma ferramenta gratuita, disponível no aplicativo da concessionária, para modelos de celular Android e IOS. As descrições de cada áudio duram cerca de 20 segundos, com resumos de aproximadamente 200 pontos de interesse no entorno do traçado do VLT.

O aplicativo funciona dentro da composição, pois o funcionamento da nova ferramenta é baseado no conceito de geofence. Assim, ele demarca um perímetro em torno da via do VLT, a partir dos trilhos, por meio de GPS.

Uma viagem completa na linha dura em média meia hora, numa viagem com cerca de 50 km de velocidade média. Regularmente o tempo é espera para a chegada de cada composição dura cerca de 13 minutos.

O tour permite que o passageiro possa descer nas paradas e, caso siga no mesmo sentido, pode retornar pagando passagem de R$ 4,30, desde que não tenha se passado uma hora desde o momento em que você fez o pagamento.

Vale lembrar que:

a) na primeira viagem fica um pouquinho mais caro, pela inclusão do valor do cartão;

b) crianças menores de cinco anos e maiores de 65 não pagam.

Em cada estação ou parada é possível visitar diversos atrativos como o Theatro Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Catedral de São Sebastião, a Pedra do Sal, Instituto dos Pretos Novos, etc. Observe que cada parada pode ser de linha diferente. Faça seu roteiro antes do embarque.

São estas as principais estações:

Praça XV

A partir dessa praça ocorreu a ocupação central do Rio de Janeiro, há mais de 400 anos. Nessa estação os passageiros podem pegar uma barca para Niterói e Paquetá.

Também encontra-se nessa área o Paço Municipal, o Arco do Teles, o Palácio Tiradentes, o Museu Naval e a Ilha Fiscal, onde realizou-se o famoso e último baile da corte portuguesa.

Ilha Fiscal, situada na baía da Guanabara. Imagem: www.http://historianovest.blogspot.com/

Estação Saara:

Saara que é uma região de comércio bastante popular no Rio. Aqui o turista pode fazer comprar de produtos populares e variados.

Estação Cinelândia:

Nessa área se encontram importantes museus e centros culturais, como: Museu Nacional de Belas Artes. a Biblioteca Nacional. o Teatro Municipal, o Cine Odeon, o Teatro Rival e outros.

Também é possível acesso aos famosos Arcos da Lapa, resquícios do arqueduto histórico do Rio.

 

Panorama do Aqueduto CariocaFonte Wikipedia

Estações Carioca e Sete de Setembro

Nos arredores dessas estações encontram-se igrejas como Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Carmo e São José.

Igreja Nossa Senhora do Carmo. Festa da padroeira 2021. Fonte: www.antigase.org

Estação Colombo

A estação homenageia a famosa Confeitaria Colombo que fica nos arredores, num conjunto de casas históricas de serviço de chá e café dos tempos imperiais, como as confeitarias Cavé e Manon.

Parada Utopia/AquaRio

Além do aquário gigante é possível visitar o Armazém Utopia, local de eventos e festas gastronômicas.

Parada dos Museus

Espaço onde é possível visitar o Museu do Amanhã, Museu de Arte do RIo de Janeiro e a Igreja de São Francisco da Prainha.

Parada dos Navios

Na Parada dos Navios é possível visitar o Pier Mauá, a Zona Portuária e o Circuito de Herança África, em especial o painel de etnias, no famoso e super colorido mural “Todos somos um”, do grafiteiro carioca Eduardo Kobra. A obra está inserida no livro dos recordes e recebeu o título de maior grafite do mundo.

Também é possível visitar o Jardim Suspenso Valongo, o Cais da Imperatriz e a Pedra do Sal (reduto do samba no centro do Rio).

Veja detalhes dessa e de outras paradas:

Zona Portuária

A zona portuária foi revitalizada e contempla museus, casa de espetáculos, monumentos, feiras de foodtrucks, etc.

Fonte: Eduardo Kobra

 

Circuito de Herança África: Cais de Valongo e Pequena África

Local declarado como patrimônio histórico mundial pela UNESCO. Acomoda o que provavelmente foi o maior porto de chegada de escravos do Brasil. Sua arquitetura incluía local de atracagem de pequenos barcos que, após atravessarem a alfândega, transportavam os escravos para a terra firme.

Cais do Valongo, Patrimônio Mundial -Fonte: Porto Maravilha

AquaRio

Esse é o maior aquário marinho da América latina, com inovadora exibição de espécies da vida marinha, com interatividade, guia virtual e até opção de adoção virtual de peixes. Com auxílio do tablet que o visitante recebe é possível obter informações sobre as espécies em exposição, com respostas a perguntas.

Fonte: Janelas Abertas

Marquês de Sapucaí

Parte do Circuito VLT Gamboa, a Marquês de Sapucaí figura como o mais famoso sambódromo do Brasil. Mundialmente conhecido o espaço sedia os famosos desfiles de carnaval, reconhecidamente um dos maiores espetáculos da terra.

Parque Municipal Quinta da Boa Vista

Parte do Circuito VLT Rio de Janeiro, o parque possui área muito extensa, com opções de trilhas para caminhadas, para piquenique, um museu e até um zoológico.

 

 Fonte: Duda Steiner

Convento do Carmo

uma das construções mais antigas, erguida por indígenas, em 1580, serviu para acolher D. Maria, rainha de Portugal, que no início do século XIX morreu em um dos seus quartos.

Paço Imperial

Situado na mesma praça do Convento do Carmo o Paço serviu como sede do governo brasileiro durante 126 anos, capital do Império desde 1763.

Chafariz do Valentim

Esse chafariz servia para abastecimento de água dos navios ainda no período colonial.

Capela Real

Antiga Sé do Rio de Janeiro, é adornada pelo estilo rococó, cuja beleza reflete a nobreza do status monárquico do período colonial brasileiro. Contribuiu para que, durante a fase da mineração sua ornamentação e embelezamento incluísse ouro e pedrarias em sua construção.

Praça Tiradentes

Nessa praça encontra-se uma estátua de D.Pedro I, onde também funciona o real gabinete português de leitura.

Real Gabinete Português de Leitura

Nesse gabinete se encontram 350 mil volumes de coleção lusitana, a maior encontrada fora de Portugal. Nele se realizaram as primeiras reuniões da ABL (Academia Brasileira de Letras), ainda sob direção de Machado de Assis.

Essa é considerada uma das 5 mais lindas bibliotecas do mundo, de acordo com guias internacionais.

Palácio do Itamaraty

Ostentando antigas palmeiras imperiais e lindos cisnes negros esse palácio serviu para a realização de suntuosas festas em torno de seu lago.

Biblioteca Nacional

Localizado na Estação Cinelândia, trata-se de construção centenária, seguindo o padrão francês da Belle Époque (final do século XIX). A biblioteca possui um dos maiores acervos de livros da América latina.

Teatro Municipal

Também localizado na Estação Cinelândia e modelo construído seguindo inspiração francesa, é contemporânea de obra da Biblioteca Nacional. Nesse espaço artístico se apresentaram nomes nobres da cultura nacional e internacional. Foi no Teatro Municipal que se apresentou o mestre Pixinguinha, quando retornou de Paris.

 

Fonte Mapa de cultura RJ

Museu do Amanhã

Com atividades de sensibilização dos visitantes para questões ambientais e sustentabilidade, o Museu do Amanhã apresenta exposições interativas, com diversos espaços temáticos, onde são abordados temas como : a terra, os humanos e o cosmos.

Fonte: SuperUber

 

 

REFERÊNCIAS:

Passeio de VLT pelo Centro do Rio passa por 165 lugares históricos importantes, como palácios, bibliotecas e igrejas. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-hoje/edicao/2023/01/30/videos-jornal-hoje-de-segunda-feira-30-de-janeiro-de-2023.ghtml#video-11324116-id. Acesso em: 30/jan/2023

SIMÕES, Leila. Descubra Quais Destino Você Pode ir Usando o VLT! Disponível em: https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-novorio/descubra-quais-destino-voce-pode-ir-usando-o-vlt/?fbclid=IwAR12S-cyoLxjaSpLqdm2gdpmQ8GouoVXI-MS-2djD5yHL9jlYt5rC6Zlip8#zona-portuaria. Acesso em: 01/02/2023

VIDAL, Leo. Centro do Rio usando VLT: principais aterações turísticas. Disponível em: https://panoramadeviagem.com.br/centro-do-rio-vlt-atracoes-turisticas/. Acesso em: 01/02/2023

VLT lança audioguia em três idiomas contando a história do Centro do Rio. Disponível em: https://diariodorio.com/vlt-lanca-audioguia-em-tres-idiomas-contando-a-historia-do-centro-do-rio/?fbclid=IwAR05UYL3Exjpj89y1w70hSb6E7lFT1LR61QNadAc3nqpayg52PjmQbRF9u4Acesso em: 01/02/2023

 

 

Cássia Araújo e Souza, Historiadora

Sany E. A. Souza, Turismóloga