Conheça as belezas da Argentina

Não foi dessa vez que o Hexa chegou para a seleção brasileira. No entanto, para quem acompanhou a partida acirrada na final entre Argentina e França, sabe o quanto foi merecida a taça para a então tricampeã, Argentina.

Para homenagear esta vitória, o tour internacional de hoje será pela terra de los hermanos.

O turismo na Argentina é destacado por suas atrações naturais ao redor do país, vinícolas, e requintados ambientes em sua capital. E claro, não é possível falar de Buenos Aires sem mencionar as tradicionais apresentações de Tango.

 

CASA ROSADA

Iniciando o tour pela capital, Buenos Aires, a primeira parada será na tão conhecida Casa Rosada. Situada em frente à Plaza de Mayo (Praça de Maio), a Casa Rosada é sede do Governo Nacional, assim como também, Museu Nacional, desde 1942.

O edifício inicialmente serviu como Correios e Telégrafos. Construído no final do século XIX, está no mesmo espaço que antes costumava ser o Forte de Buenos Aires (século XVI), ainda da época colonial. Após algumas reformas, optaram por unir ambas arquiteturas – Correios e Forte -, transformando-as na Casa do Governo, como é vista hoje.

Para quem quer saber mais sobre a história argentina, bem como conhecer partes das ruínas do Forte, é possível visitar o Museu do Bicentenário, que foi inaugurado ali, em 2011.

Acesse o site https://www.casarosada.gob.ar/ para mais informações.

 

 

TANGO ARGENTINO

Criado no final do século XIX na Argentina, o Tango é uma junção de várias influências rítmicas, tais como: candomblé uruguaio, polca europeia, milonga espanhola e havaneira cubana. Enquanto na canção, instrumentos como violão e bandoneón, piano, violino, e contrabaixo, trazem a influência cultural dos imigrantes italianos, franceses e espanhóis.

A princípio, a dança entre homens e mulheres eram consideradas obscenas, o que fazia com homens dançassem entre si. A dança entre pares era restrita a ambientes como bares, cafés, bordéis e prostíbulos, nas proximidades de Buenos Aires, limitando-se à população mais pobre. Somente na década de 20, o Tango começou a ser dançado por pares de homens e mulheres.

A dança em si expressa dramaticamente sentimentos como tristeza, sensualidade e agressividade. Um dos maiores compositores de Tango, Enrique Santos Discépolo, exemplifica este ritmo em uma única frase: “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.

Em 2009 a Unesco declarou o Tango como um Patrimônio Imaterial da Humanidade.

 

PATAGÔNIA

A Patagônia é um território dividido entre Argentina e Chile. Independente da estação escolhida para viagem, a região é uma boa opção para quem gosta de explorar a natureza. Repleta de belas paisagens naturais como rios, lagoas, picos nevados e glaciais, também conta com os animais no seu habitat natural: pinguins, lobos, leões marinhos e baleias.

 

Localizado na Cordilheira dos Andes, Bariloche é uma das cidades mais conhecidas da Patagônia argentina, pelos brasileiros. A cidade é famosa por suas estações de esqui, assim como se assemelha com os alpes suíços.

Oferecendo atividades radicais para os visitantes, além de esqui, também é possível fazer caminhadas, esqui freeride, parapente e snowboard.

 

VINÍCOLAS

 

Outro atrativo que deve ser destacado, é o vinho argentino.  Sua qualidade é reconhecida mundialmente, de maneira a tornar este item não apenas um souvenir, mas também uma atração a ser visitada. Com lojas especializadas e famosas vinícolas, torna-se mais fácil o acesso àqueles que têm o desejo de conhecer a bebida argentina.

 

Além da vitória pela Copa do Mundo, a Argentina também é tri campeã mundial pela The World’s Best Vineyard (A Melhor Vinha do Mundo).

Por três vezes consecutivas (2019,2020,2021), a vinícola Zuccardi Valle de Uco foi escolhida dentre 1.500 vinícolas como a melhor da América do Sul e do mundo. A avaliação para a escolha do vencedor foi além da qualidade do vinho, contanto também com a gastronomia, atmosfera, serviço, paisagem, reputação, preço, acessibilidade e experiência para os visitantes.
             

 

Outro aspecto que merece ser considerado é a arquitetura da vinícola, realizado pelos arquitetos Eugenia Mora, Fernando Raganato e Tom Hughes. A intenção de fazer um edifício diferenciado, além de servir para atender às necessidades específicas para todo o processo de vinificação, também se destaca no âmbito turístico do local. A união entre o melhor vinho do mundo e uma arquitetura singular em meio à bela paisagem de Mendoza, parece um ótimo destino para adicionar à lista.

 

 

FONTE:

https://aguiarbuenosaires.com/casa-rosada/

https://www.costacruzeiros.com/costa-club/magazine/patrimonio/casa-rosada.html#:~:text=ver%20em%20Argentina-,Hist%C3%B3ria,segunda%20metade%20do%20s%C3%A9culo%2019.

https://escolaciadasartes.com/2020/10/tango/

https://www.passagenspromo.com.br/blog/patagonia-argentina/

https://aguiarbuenosaires.com/melhor-vinicola-do-mundo/ https://www.archdaily.com.br/br/969021/zuccardi-valle-de-uco-na-argentina-a-melhor-vinicola-do-mundo-em-2021

https://zuccardiwines.com/pt-br/zuccardi-es-nuevamente-la-mejor-bodega-del-mundo/

 

 

FOTOS:

https://aguiarbuenosaires.com/casa-rosada/ 

https://aguiarbuenosaires.com/melhor-vinicola-do-mundo/ 

https://pixabay.com/pt/photos/tango-dan%c3%a7ando-s%c3%b3cios-dan%c3%a7arinos-190026/

https://www.infomoney.com.br/consumo/quanto-custa-viajar-para-argentina-e-ter-dias-de-rico-veja-simulacoes-e-saiba-como-se-planejar/ 

 

 

Sany E. A. Souza, Turismóloga