Serviços de assinatura inovam o ramo hoteleiro

            Uma tendência que tem crescido bastante em todo mundo é o clube por assinaturas. Com o intuito de fidelização, neste modelo de negócios o cliente paga de forma recorrente uma taxa para receber um produto ou serviço periodicamente. Esse conceito já é utilizado por muitos consumidores, através dos serviços de streaming, por exemplo. Ou seja, a pessoa paga um mês por um serviço de filmes e tem acesso ao catálogo completo.

            De forma inovadora, uma das redes mais famosas de hotéis em todo o mundo está trazendo esse modelo para o ramo da hotelaria. A partir de 2023, a marca francesa Accor, dona das bandeiras Ibis, Mercure, Novotel e Pullman, começará a executar o seu próprio serviço por assinatura. Totalizando 336 hotéis em todo o território brasileiro, com 12 bandeiras, desde marcas populares até de luxo, a rede Accor é líder em hotelaria no país.

            A novidade traz aos clientes a possibilidade de acumular pontos, sem necessidade de viajar imediatamente, pois os pontos não expiram. Além disso, poderão utilizar esses pontos com lazer, passeios, gastronomia, obter acesso a áreas VIP, entre outros. Nomeado de “All Signature”, o modelo é uma complementação do programa de fidelização já existente da marca. A Accor já possui esse mesmo serviço na Austrália e China, porém, em um outro formato.

            Existem três opções de assinatura, visando atender a vários perfis de consumidores.

Público alvo: de 25 a 30 anos, com renda mensal de até R$ 5 mil.

Assinatura mensal: R$ 119.
Neste plano o assinante consegue mensalmente ir acumulando pontos, até atingir quantidade suficiente para trocar por um serviço.

 

Público alvo: 31 a 40 anos, com renda mensal entre R$ 5 e R$ 12 mil.

Assinatura mensal: R$ 345.

No plano intermediário, o assinante ganha 1.000 pontos mensalmente, além de receber benefícios como ingressos antecipados e acesso à área VIP em eventos como o Carnaval no Rio de Janeiro e Salvador, acesso ao lounge do hotel Pullman em Guarulhos, entre outros.

Público alvo: acima de 40 anos, com renda mensal superior a R$ 12 mil.

Assinatura mensal: R$ 560.

No plano premium, o assinante poderá obter experiências exclusivas por exemplo em refeições e hotéis como o Santa Tereza Hotel o Sofitel Guarujá Jequitimar, ambos no Rio de Janeiro, entre outros.

           

Segundo à própria marca, 2.000 pontos correspondem a 40 euros (aproximadamente R$ 200), que poderão ser trocados por serviços ou diárias.

 

 

 

FOTO:
https://blog.hospedin.com/hotelaria/

 

REFERÊNCIAS:
https://vtex.com/pt-br/blog/estrategia/clubes-de-assinatura/

https://veja.abril.com.br/comportamento/reserva-confirmada-servicos-de-assinatura-chegam-a-hotelaria/

https://www.infomoney.com.br/consumo/accor-dona-do-ibis-cria-servicos-de-hospedagem-por-assinatura-no-brasil-veja-como-vai-funcionar/

 

 

Sany E. A. Souza, Turismóloga.