20 de novembro pode marcar novo feriado nacional

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi, líder do Quilombos dos Palmares. Em 1971 foi oficialmente criada a data comemorativa para Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, para a conscientização sobre o sofrimento do povo negro durante a escravidão no Brasil. Em 2011, esta data foi efetivamente adicionada ao calendário. E agora, poderá se tornar um novo feriado nacional.

Após o Projeto de Lei do Senado nº 3268/2021 (anterior nº PLS 482/2017), proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) ser aprovado pelo Congresso Nacional (3.765 contra 2.752 votos), segue votação para a Câmera dos Deputados.

Mesmo que em alguns estados e municípios já tenha adotado 20 de novembro como feriado (por leis específicas), a proposta do projeto é a implementação desta data como feriado nacional.

 Curiosidades:

  • Os estados que já adotaram o feriado são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Estados que algumas cidades adotaram o feriado: Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins.
  • Desde 2003, por meio da sanção da Lei 10.639, o ensino da história e cultura afro-brasileira é obrigatória nas escolas.

FONTE:
https://ncg.news/noticia/9332/dia-da-consciencia-negra-pode-virar-feriado-nacional
https://www.jdv.com.br/novo-feriado-nacional-pode-ser-criado-em-breve-veja-qual-sera/

FOTO: Luiz Fernando de Souza (capital paranaense comemorou o mês da Consciência Negra com atividades artísticas no Memorial de Curitiba)

Sany E. A. Souza, Turismóloga