Descobrindo o Paraná num encontro perfeito com a natureza!

Descobrindo o Paraná está em Quatro Barras, no Paraná, e oferece um encontro perfeito com a natureza!

O programa Descobrindo o Paraná desta semana destaca Quatro Barras, no Paraná. Localizado a 20 quilômetros da capital, o município conta com um turismo de aventura perfeito para quem gosta de natureza seja por terra ou nas alturas, pois conta com vários atrativos tais como caminhada, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo; nas alturas as opções são muitas, entre elas, voo livre, escalada e rapel. Os locais mais visitados são: Morro do Anhangava,  Caminho de Itupava e Estrada da Graciosa

Morro do Anhangava

Considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, o Morro do Anhangava é um ótimo ponto para a prática de voo livre, escalada, rapel, caminhadas e passeios a cavalo. Ao longo de uma hora, é possível subir os 1420 metros de altitude, que apresentam diferentes níveis de dificuldade e muita natureza no entorno. Próximo ao local, que fica no Parque Estadual da Serra da Baitaca, a nove quilômetros da cidade, encontra-se um conjunto de pequenas cachoeiras. Uma delas fornece água de extrema qualidade.

Caminho de Itupava

Considerado um monumental sítio arqueológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar, o Caminho Colonial de Itupeva recebe inúmeros turistas do Brasil e do exterior. Os 22 km do trecho, que liga Quatro Barras a Morretes, proporcionam uma viagem no tempo.

Durante as oito hora de percurso, é possível voltar à época em que o caminho, originário de antigas trilhas indígenas e o mais antigo do estado, representava uma das primeiras conexões entre o planalto e o litoral paranaenses. Por ele, além de animais de carga, passavam, na época, índios, tropeiros, mineradores, bandeirantes e caçadores. Os escravos, que também eram passantes, foram os responsáveis pela construção do calçamento rústico de pedras que cobre a estrada.

Estrada da Graciosa

Primeira via carroçável do Paraná, a Estrada da Graciosa, construída entre 1854 e 1873, representa um interessante casamento entre turismo histórico e natural. A via foi de grande importância para o desenvolvimento do estado, pois por ela passava o fluxo econômico da época. Segundo historiadores, também serviu de passagem para o imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que visitaram as terras paranaenses em 1880.

Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa brinda os visitantes com a beleza de antigos oratórios, de pontes centenárias e do Rio Taquari, onde começa a Área de Preservação Ambiental da Serra do Mar. As curvas sinuosas do trajeto são muito procuradas por ciclistas, motociclistas e adeptos de corridas e caminhadas.

PONTES

Espalhadas por Quatro Barras, pontes construídas entre o fim do século XIX e meados do século XX apresentam grande valor histórico e conservam a beleza arquitetônica do período de construção. Servem de exemplo as pontes do Arco e do Rio Taquari, localizadas no trecho revitalizado da Estrada da Graciosa.

Serviço:

O Programa Descobrindo o Paraná trata de temas como turismo, cultura e gastronomia e tem sua transmissão pela TV Paraná Turismo, toda segunda feira às 20 horas com um episódio inédito, há também reprises durante a semana, na terça feira às 16h30, sábado às 14h30 e no domingo às 22h30.

Equipe: Rafael Luz / Roteiro / Imagens / Edição; Keikei / Direção artística e sonoplastia; Frann Oliveira / Direção Geral; Lilian Karas / Apresentadora

Programa Descobrindo o Paraná Segunda-feira , 20 horas na TV PARANÁ TURISMO CANAL ABERTO 9.1, NET CANAL 9, ou pela INTERNET: /TV Tour Paraná no youtube

siga as nossas redes sociais: @tourparana @descobrindooparana inscreva-se no nosso canal youtube: /TV Tour Paraná

participe do nosso site: www.tourpr.com.br #tvparanaturismo #descobrindooparana #tourparana #pien #parana

Clique aqui para assistir ao episódio:

https://youtu.be/8VCPy53O6Gs

Matéria e Capa: Rafael Luz