ASTER A UNIÃO EM PROL DO TURISMO DE ENTRE RIOS

A ASTER – Associação Turística de Entre Rios – tem como missão:  “Participar, promover e incentivar ações visando o desenvolvimento das atividades do turismo rural e urbano sustentável, ecoturismo, hotelaria, da agroindústria e do artesanato, gastronomia, cultural e religioso.”  A visão é Cooperar na promoção da defesa, preservação e conservação do meio ambiente, incluindo o patrimônio histórico, cultural e artístico. São valores primordiais a Cooperação, Preservação do meio ambiente, Preservação da cultura Suábia e a Ética profissional. Esta semana entre 9,10 e 11, a diretoria da Aster, promoveu uma movimentação de pesquisa e diagnóstico , para o turismo local aplicado que culminou com um wokshop ( em sistema híbrido: online e presencial)  que contou com a presença maciça de associados que compõe o trade turístico local. Como indutores de processos de desenvolvimento os trabalhos foram conduzidos por Márcio Assad da Turislapa Empreendimentos Turísticos e Kallil Assad da UNILT – Universidade Livre do Tropeirismo. A primeira etapa esta foi cumprida com grande êxito e o resultado dos trabalhos devidamente sistematizados  serão apresentados. 

ENTRE RIOS 

Entre Rios é um distrito localizado a 25 km de Guarapuava que foi fundado em 1951 com chegada de imigrantes suábios refugiados da segunda Guerra mundial.  No Distrito sedia-se a Cooperativa Agraria com vocação agroindustrial. Os cooperados, maioria de origem suábia, dedicam-se ao cultivo de cereais como Soja, milho, trigo, cevada, hortifrúti como batata, cebola e tomate. A cooperativa tem área relevante setor industrial como fábrica de ração, moinho de trigo, fábrica de glits de milho, esmagadora de óleo e a maior maltaria da América Latina, a Agraria Malte . No distrito também encontramos a atividades como comércio e empreendimentos gastronômicos.Entre Rios e a terra da cevada, maior produtor do grão do Brasil .
A agrária produz grits e flakes que são usados como matéria prima para cerveja e se calcula que de cada 5 cervejas tomadas no Brasil, 3 utilizam a matéria prima gerada em Entre Rios.