ALMIRANTE TAMANDARÉ CULTURA E TURISMO EM HARMONIA

Almirante Tamandaré ( região metropolitana de Curitiba) , no alto dos seus 132 anos que completará em 2021, celebra sua história e sua cultura a partir do encontro entre a tradição e a contemporaneidade de uma cidade ativa e que vem crescendo ao longo do tempo.

Dos primeiros registros dos povos indígenas na região, os Tinguis, passando pela colonização de italianos, poloneses, ucranianos e alemães, além da presença e das contribuições dos povos afro-brasileiros e, ainda, chegando aos dias atuais com fôlego e hospitalidade para acolher haitianos, venezuelanos e todos aqueles que escolhem a cidade para ser sua morada, Almirante Tamandaré se renova a cada instante não deixando de reverenciar seu passado.

Contando hoje com uma população de aproximadamente 120 mil habitantes, o município possui uma vida cultural típica da região metropolitana em que há um importante patrimônio erigido pelas pessoas que ajudaram a construir sua história e sua memória, aliado ao constante fluxo de saberes e expressões – urbanas e camponesas, que passeiam de um canto a outro dos seus bairros, comunidades, vilas, trilhas, trilhos, ruas e territórios.

Quem chega a Almirante Tamandaré, a Cidade dos Minérios, encontra em cada canto uma história boa de se ouvir. Seja pelos nossos mais velhos nos grupos da terceira idade com suas memórias e afetos, seja ouvindo uma criança tocando viola ao cantar “abre a porteira de Tranqueira!”, seja por meio das lendas de terror como as do Corpo Seco, do Velho Casarão ou da carroça que desce a rua do cemitério central assombrando os transeuntes de madrugada…

Ao passear por seus espaços culturais, nosso ilustre visitante perceberá que Almirante Tamandaré conta com quatro bibliotecas públicas municipais e está prestes a inaugurar a quinta, instalada no mais novo espaço cultural da Sociedade Educativa Beneficente do Tanguá, prédio de 1945, integralmente restaurado e entregue à comunidade. Previsto para dezembro deste ano, o município ganhará, ainda, um novo centro de convenções mais moderno e acolhedor, que será palco para que as iniciativas culturais da comunidade possam ser apreciadas por todos os tamandareenses. 

Contamos, também, com o Centro da Juventude e o Céu das Artes Lauro Schlichting que oferecem cursos voltados ao esporte e à cultura.  Além disso, desenvolvemos o programa Casas Sementeiras que, durante a pandemia, é uma potente estratégia de mobilização e articulação de nossas comunidades para garantir o direito à educação, à cultura e ao pertencimento. 

Enfim, parafraseando o nosso poeta e trovador maior Harley Clóvis Stocchero, da “união do minério e trabalho, o povo de Almirante Tamandaré tem força e tem fé”, todos os dias construindo uma cidade ainda mais rica culturalmente, plural e diversa.

Parque Ambiental Aníbal Khury

Inaugurado em 1º de junho de 2008, o Parque Ambiental Aníbal Khury ocupa uma área de 220 hectares, às margens do Rio Barigui, com mata nativa de reflorestamento, com grande parte de sua área localizada sobre o Aqüífero Karst, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana.

Os visitantes poderão desfrutar das trilhas para caminhadas, playground temático, decks de contemplação do lago, mirante e churrasqueiras.

Pelo novo decreto municipal 068/2021 o Parque se encontra aberto de terça a sexta das 6h da manhã até as 19h da noite, estando fechado sábados e domingos.

Pista multiuso

Está sendo feita uma pista multiuso (caminhada, cavalgada e cicloturismo) dentro do Parque Ambiental Aníbal Khury, com aproximadamente 6,67 km de distância, ela proporcionará ao visitante do Parque uma caminhada tranquila porém em meio a natureza. O visitante passará por várias áreas do parque, com subidas e descidas no trajeto.  A pista também será utilizada para a realização de eventos, como as caminhadas da natureza, caminhas noturnas e as cavalgadas que podem ser feitas em datas comemorativas.