RODRIGO STÜPP: MAS PODE ME CHAMAR DE GUIA MANEZINHO

Em 2016 Rodrigo Stüpp criou o  Guia Manezinho  com a ideia de fazer, a pé, passeios em Florianópolis. Mais do que uma atração turística, a ideia tinha um propósito muito claro: valorizar as histórias, a cultura e as pessoas da Ilha. E desde então,  faz  a uma  conexão, de identidade e pertencimento em seus em  passeios em Florianópolis. Stüpp tornou-se um símbolo, um ícone premiado nacionalmente e que é referencia para as novas gerações desta profissão de  Técnico em Guia de turismo, que  aliás é a única regulamentada no segmento de turismo no Brasil.

Viajante, Guia de Turismo e Jornalista

Rodrigo descobriu os Free Walking Tours em 2010, em um mochilão. Jornalista e apaixonado por boas histórias, pensou  consigo mesmo : um dia vou montar esses passeios em Florianópolis. Anos depois, me formou-se  Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Além disso, deixou  as redações de jornais, sites e TV, onde trabalhou por 15 anos, para “incorporar” o Guia Manezinho . Em 2019, fez  uma especialização em Interpretação de Patrimônio. Desse modo, a forma dele  apresentar o rico conteúdo da Ilha foi aprimorada e hoje o Guia Manezinho é uma espécie de patrimônio imaterial de Floripa.

Criatividade e referência

A ideia virou empresa quando o Guia Manezinho passou pelo Cocreation Lab. no Centro Antigo de Florianópolis. É uma pré-incubadora de negócios criativos em Florianópolis. Assim, o propósito deste trabalho foi reforçado: contar as histórias de Floripa para as pessoas, de um jeito inteligente, interessante e descomplicado.
Desde então, o Guia Manezinho vai além dos Free Walking Tours. Vai a escolas, dá palestras e é também apontado pela imprensa estadual e pela Nacional como “o cara que sabe contar as histórias da Ilha.
Mais do que um Guia de Turismo profissional, o Guia Manezinho é um Educador Patrimonial.

Quer saber mais sobre o Guia Manezinho? Siga nas redes sociais:  @guiamanezinho